27 de mai. de 2022

Oficina de VAPT é realizada em municípios do sertão pernambucano

 

Oficina VAPT em Petrolina 

A área técnica de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT)  realizou nos dias 11 e 13 de maio oficinas sobre a temática nos Cerest Regionais de Petrolina e Ouricurí respectivamente. Além da oficina teórica também foi realizada inspeção sanitária em saúde do trabalhador em duas empresas da região.

Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador (Petrolina) 
A oficina foi facilitada pelas técnicas do Cerest Estadual Izete de Lima, Ana Lúcia Queiroz e Carla Braz. O evento teve como público alvo as equipes técnicas dos Cerest Ouricurí e Petrolina,  as referências técnicas em Saúde do Trabalhador da VII, VIII, IX , X e XI Geres, os inspetores sanitários da APEVISA da VIII, IX e X Geres e inspetores sanitários das Vigilâncias Sanitária dos respectivos municípios.


A parte prática da ação de VAPT  foi realizada em uma empresa do setor alimentício no município de Petrolina e teve como objetivo a investigação de acidente de trabalho grave. Já com a turma de Ouricuri foi realizada inspeção em uma empresa do ramo de produção de gesso no município de Trindade com objetivo de atender demanda da representação dos trabalhadores.

Oficina realizada no município de Ouricuri 

Inspeção sanitária em Saúde do Trabalhador - Trindade

As duas oficinas encerram o ciclo inicial de formação de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho. Foram formados os oito Cerest Regionais do estado, Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador da II, III, IV, V, VII, VIII, IX, X, XI e XII, inspetores sanitários da Apevisa e dos municípios onde foram realizadas as oficinas. O sindicato dos trabalhadores da Indústria de Plástico (Sintraplast/PE) também participou das oficinas em Recife e Caruaru. Todos os Cerest Regionais ficaram com o encaminhamento de multiplicar as formações de VAPT para municípios de sua abrangência, além de programar ações de VAPT em seus territórios. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...