3 de mai. de 2022

Ação de prevenção a acidentes em empresa privada - Cerest Regional Goiana


*Elaborado pela equipe técnica do Cerest Goiana 

A ação do Cerest Regional Goiana no mês de Abril, realizada no dia 20/04/2022, está baseada na Portaria 1.823 em seu Art. 14º em que o Cerest tem por função dar subsídio técnico para o SUS, nas ações de promoção a saúde, prevenção e educação permanente, entre outros.

A  ação de prevenção aos acidentes na empresa SADA, em alusão ao Abril Verde, é um exemplo do escopo de atividades. A citada empresa se encontra no município de Goiana-PE, zona da mata de Pernambuco, mais precisamente no Polo Automotivo. A referida ação teve inicio na tarde e prolongou-se até a noite do mesmo dia, horário solicitado pela empresa para que houvesse abrangência de dois turnos de funcionários (entrada e saída de turno de trabalho). Iniciou-se a ação com acolhimento dos trabalhadores e a apresentação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest e suas atividades.

Foram abordados temas referentes ao significado do Abril Verde e sua importância, conceitos de Equipamento de Proteção Individual e Coletivo (EPI e EPC), além de orientações quanto aos ambientes de trabalho seguros. Também houve espaço para perguntas e respostas sobre o tema. A ação contou com mais de 70 trabalhadores. No final da ação houve a medição da Glicemia e verificação de sinais vitais dos mesmos.



A prevenção de doenças e acidentes de trabalho é bastante relevante. Lembramos que o acidente de trabalho  é um agravo de notificação compulsória imediata em toda rede de saúde, todo profissional de saúde pode realizar essa notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...