9 de mai. de 2022

Cerest Estadual Pernambuco realiza ações em alusão ao Abril Verde - mês dedicado à prevenção dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

O mês de abril costuma reunir ações e eventos em alusão a campanha Abril Verde. O mês é marcado pelo dia 28 de abril, alusivo ao Dia Mundial e Nacional da Segurança e da Saúde no Trabalho e em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Comumente são realizadas atividades que remetam ao tema nas instituições que abordam a saúde do trabalhador e segurança no trabalho.

Ao longo da semana (25 a 28 de abril) foram realizadas diversas ações alusivas encabeçadas pelo Cerest Estadual ou com participação deste. Destacamos abaixo algumas dessas ações:


1.       Ação com os trabalhadores por aplicativo

Este ano o Cerest Estadual elegeu os trabalhadores por aplicativo como grupo prioritário, uma vez que, além de ser considerado uma categoria vulnerável e desprotegida socialmente, também está exposto a maior ocorrência de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Esta situação ainda foi mais agravada pela pandemia da Covid-19. As atividades foram realizadas em parceria com o Grupo de Trabalho Interinstitucional da Sexta Região (Getrin 6), coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE).

Foram realizadas ações externas nos dias 25 e 27/04, na Praça de Casa Forte e no Estacionamento do Shopping Recife, voltadas para os trabalhadores que realizam entregas por aplicativo. Na ocasião houve aplicação de um questionário visando um diagnóstico preliminar das condições de saúde e trabalho, além da entrega de kits contendo cartilhas com os seguintes temas: a) onde encontrar apoio na rede de saúde; b) prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho; c) orientações para o trânsito seguro e d) direito destes trabalhadores; além de boné, camisa, adesivo e squeeze. Ao todo foram respondidos 108 questionários e distribuídos 309 kits para os entregadores. As cartilhas podem ser acessadas aqui ou por meio da aba materiais no cabeçalho do nosso blog. 


Além da equipe do Cerest Estadual, estiveram presentes Rodrigo Lopes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Entregadores, Empregados e Autônomos de Moto e Bicicleta por Aplicativo do Estado de Pernambuco (SEAMPAT); Fábio André de Farias, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª região e gestor regional do programa trabalho seguro; Fydel Mota, mestrando em Direito pela UFPE e membro do grupo de Pesquisa Trabalho e Tecnologia PPGD/UFPE; a equipe técnica do Cerest Recife e representante da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.
Ação realizada no dia 25.04 - Praça de casa Forte

Ação realizada no dia 27.04 - Estacionamento Shopping Center Recife


Além das ações com os trabalhadores, foram realizadas duas lives sobre a temática. A primeira foi realizada no dia 26 e contou com a participação de Leo Vinicius Liberato, tecnologista da Fundacentro e Fydel Marcus, membro do grupo de pesquisa Trabalho e Tecnologia (PPGD). A mediação ficou por conta de Adriana Guerra, Gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador. Na ocasião também ocorreu o lançamento oficial das cartilhas temáticas mencionadas acima (Saúde dos Trabalhadores por APP). Para assistir o exclente conteúdo da live, clique aqui ou assista abaixo: 



A segunda live ocorreu no dia 28 de Abril, intitulada “CINE DEBATE 28 DE ABRIL - VIDAS ENTREGUES”. Neste dia foi apresentado o documentário “Vidas Entregues”, do cineasta Renato Prata Biar. A discussão contou com a participação do próprio Renato, que abordou como surgiu a idéia do documentário e como foi organizada a escuta qualificada dos trabalhadores de entrega por aplicativo. Também foram apresentados vídeos gravados na ação externa do dia 25/04, com a fala dos próprios trabalhadores por aplicativos relatando o seu dia a dia nas ruas do Recife. A discussão foi mediada por Tathiane Sá, Coordenadora do Cerest Estadual Pernambuco,  e também contou com a participação do Dr. Fábio Farias, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Para acessar o conteúdo da live, clique aqui ou assista abaixo:



Nas duas lives houve a participação do Clube dos Girassóis, que é formado por jovens com síndrome de down e outras limitações cognitivas. Os sócios foram responsáveis pela recepção dos participantes, em libras, ressaltando a inclusão das pessoas com deficiência auditiva.

 

2.       Participação no Abril Verde da Universidade de Pernambuco UPE

No dia 28/04 o Núcleo de Telessaúde (NUTES) do CISAM/UPE promoveu uma palestra que contou com a participação de Mariana Barros, sanitarista do Cerest Estadual. No evento ela realizou uma apresentação sobre o Dia Mundial da Segurança no Trabalho e em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho. O evento foi híbrido, com participação de público no auditório do CISAM e com transmissão pelo Youtube, no canal PRODEP UPE. Para acessar, clique aqui ou no vídeo abaixo: 



3.       Ação do abril verde com a II Geres

No dia 29/04, a II Regional de Saúde promoveu uma palestra em alusão ao abril verde. A discussão contou com a participação das técnicas Carla Braz e Mariana Barros do Cerest Estadual, tendo como público alvo as referências técnicas de saúde do trabalhador da sua área de abrangência. A mediação foi realizada por Sineide, referência técnica de saúde do trabalhador na II Geres.

4.      Participação do Cerest Estadual no Encontro Estadual da CISTT

Também no dia 29 de abril houve um evento promovido pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) em alusão ao Abril Verde. Tathiane Sá, coordenadora do Cerest Estadual, participou da abertura do evento, e Marcelo Henrique participou como palestrante abordando o tema: “O CEREST Estadual de Pernambuco e o Matriciamento das Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador”.

A fala de Marcelo foi centrada nas principais ações realizadas pelo Cerest Estadual no âmbito das Inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador e das Investigações de Acidentes de Trabalho, com ênfase principal na VAPT – Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho, desenvolvido atualmente pela CGSAT/Ministério da Saúde, e nos desdobramentos dessas ações com as referências técnicas de saúde do trabalhador das GERES e Inspetores das VISA dos municípios.



5.      Ação com sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde 

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde - SINDACS realizou o 2º Seminário Estadual de Pernambuco nos dias 28 e 29 de abril de 2022. O evento, em alusão ao Abril Verde, teve como tema “Todos juntos pela saúde e por um ambiente de trabalho mais seguro e saudável”.  Na ocasião foi lançada uma cartilha produzida em parceria com  o MPT/PE – 6ª Região, Cerest Estadual e Cerest Regional Recife, com informações sobre: Segurança e saúde dos  Agente Comunitário de Saúde e Agente de Controle de Endemias em Pernambuco, com o objetivo de reforçar os cuidados referentes  à prevenção e acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Para acesar a cartilha, clique aqui ou na imagem abaixo.


Durante o evento foram ministradas palestras por representantes do:

MPT/PE – 6º Região, tema: Pandemia e aprendizado: a legislação que protege os ACS e ACE co contexto da pandemia no âmbito do Estado.

Cerest Estadual, tema: ACS e ACE conjuntura atual: Saúde do trabalhador de forma global e as relações com os ODS e Agenda 2030, sustentabilidade Laboral.

Cerest Regional Recife, tema: Caminhos para a proteção dos ACS e ACE realidade atual, e o uso de EPI no cotidiano.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação e Lazer do Sindsprev, no momento as técnicas do Cerest Estadual: Ana Lúcia e Izete de Lima entregaram  kits com materiais gráficos dos agravos e doenças relacionados ao trabalhão produzidos pela equipe do Cerest Estadual.



6.      Reunião com Ministério Público do Trabalho 

Finalizando a semana, no dia 29.04 (sexta-feira), a equipe do Cerest Estadual Pernambuco participou na sede do Ministério Público do Trabalho de reunião com a Procuradora do Trabalho, Adriana Gondim. A reunião, articulada pela procuradora teve como objetivo o planejamento a discussão e o planejamento de ações conjuntas entre as instituições. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...