Páginas
- Postagens
- Materiais
- Fale conosco!
- Regionalização em Pernambuco
- Diálogos com Áreas Técnicas - Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
- VI Macro Nordeste 2017
- Notificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho
- Podcast Fala, Trabalhador(a)!
- I Mostra de Experiências Exitosas - 2018
- Curso de Investigação de ATG
- Covid-19 e Saúde do Trabalhador
- CEVORT
19 de jun. de 2026
2ª Unidade de Aprendizagem do Curso de Aperfeiçoamento em Visatt é realizada no Recife
16 de jun. de 2026
Convite Aberto - Lançamento MAPA 2026: A evolução da prevenção de acidentes
Lançamento MAPA 2026: A evolução da prevenção de acidentes
Chegou a 2ª edição atualizada do Método de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho (MAPA) — uma obra que sintetiza 30 anos de pesquisa e prática dedicadas à transformação da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
O livro, organizado por Ildeberto Muniz de Almeida, Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela e Sandra Lorena Beltrán Hurtado, traz uma abordagem inovadora para compreender e prevenir acidentes, conectando ciência, trabalho e dignidade humana.
Encontro de divulgação:
Com o autor Dr. Ildeberto Muniz de Almeida
🕓 Hoje, às 14h
📍 Sala 1 do NESC – IAM/Fiocruz PE - Cidade Universitária, Recife - PE
15 de jun. de 2026
O 13º Renasttão reafirma: cuidar da saúde de quem trabalha é cuidar do Brasil!
Também esteve em evidência o esforço coletivo para a redução de mortes no trabalho, materializado no "Pacto pela Vida dos Trabalhadores e Trabalhadoras". O pacto busca o compromisso entre governo e sociedade para enfrentar acidentes e agravos, além de abordar temas urgentes como saúde mental e os impactos das mudanças climáticas na população trabalhadora.
Cerest PE tem experiências exitosas premiadas na 4ª Mostra de Experiências de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do SUS
5 de jun. de 2026
Reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) itinerante é realizada em Palmares
A iniciativa reforça a importância do controle social e da participação dos trabalhadores na construção de ações voltadas à promoção, proteção e vigilância da saúde da população trabalhadora, com a perspectiva de expansão da CISTT Itinerante para outros municípios.
1 de jun. de 2026
3º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente é realizado em Cuiabá-MT
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco (CEREST Pernambuco) participou do 3º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (3º SIBSA), realizado de 27 a 29 de maio de 2026, em Cuiabá (MT).
Com o tema “A luta da Saúde Coletiva frente ao colapso ecológico: soberania, justiça e conhecimento para a transformação”, o evento reuniu pesquisadores, estudantes, profissionais da saúde, movimentos sociais e lideranças comunitárias para debater estratégias de fortalecimento da Saúde Coletiva diante dos desafios socioambientais contemporâneos.
Durante o simpósio, o CEREST Pernambuco apresentou o trabalho “Vigilância em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora do Campo, Floresta e Águas em Pernambuco”, na modalidade Relato de Experiência, inserido no Eixo 02 – Problemas e atuação para a transformação nos Territórios de Vida eTrabalho.

28 de mai. de 2026
Primeira Unidade de Aprendizagem do Programa de Formação em Visatt da Turma RMR é realizada em Recife
27 de mai. de 2026
Publicada Portaria estadual que institui GT Linha do Cuidado em Saúde do Trabalhador
No último 22 de maio, foi publicada a Portaria SES/PE nº 289/2026, que Institui o Grupo de Trabalho (GT) para construção da Linha de Cuidado Estadual em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
O GT terá por finalidade organizar e estruturar o processo para a elaboração, validação e pactuação da referida linha de cuidado, determinando e executando as etapas necessárias para a construção da linha de cuidado, bem como estabelecendo estratégias para sua implantação e implementação no Estado de Pernambuco.
As reuniões serão realizadas quinzenalmete, com possibilidade de reuniões extraordinárias. O GT tem composição intra e intersetorial, contando com presença de instituições públicas de ensino, Conselho Estadual de Saúde e Ministério Público do Trabalho.
25 de mai. de 2026
Fala, Trabalhador(a)! Ep. 25. Maio Amarelo e a Saúde dos Trabalhadores no Trânsito
Fala Trabalhadores! Nosso episódio número 25 vem no mês de maio, mês do trabalhador e da trabalhadora que também alusivo a prevenção dos acidentes de trânsito, por meio da campanha "Maio Amarelo".
Como sabemos, o acidente de trânsito pode ser também um acidente de trabalho. Mas quais as principais categorias afetadas? Como os trabalhadores podem se prevenir? O que a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco vem fazendo em relação à temática? E o sindicato, como se organiza?
Essas perguntas serão respondidas por nossos entrevistados, Mariana Barros, da Coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) - SES/PE e Rodrigo Lopes, Presidente do Seambape.
E aí, simbora ouvir ?
21 de mai. de 2026
Encontro é realizado em Garanhuns sobre o uso de agrotóxicos, riscos, cuidados e alternativas - Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos de Pernambuco - FECIAT/PE
Representantes do Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos de Pernambuco (FECIAT/PE) participaram de agenda intersetorial no município de Garanhuns voltada ao diálogo com trabalhadores rurais, fortalecimento institucional e articulação territorial em defesa da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, floresta e águas.

A segunda atividade envolveu visita institucional aos poderes municipais, com o objetivo de fortalecer a articulação intersetorial e apresentar as ações vinculadas ao Fórum junto às representações locais. Como encaminhamentos da agenda, destacam-se a apresentação ao município de Garanhuns do Projeto de Lei de combate aos agrotóxicos, o devido monitoramento do processo para continuidade das discussões institucionais, a necessidade de planejamento integrado Vigilância em Saúde do Trabalhador (a) e Atenção Primária à Saúde.
A iniciativa reforça a importância da atuação integrada entre movimentos sociais, instituições de ensino, gestão pública e saúde do trabalhador (a) na construção de estratégias de promoção da saúde e enfrentamento aos impactos dos agrotóxicos nos territórios.
2ª Unidade de Aprendizagem do Curso de Aperfeiçoamento em Visatt é realizada no Recife
Entre os dias 16 e 18 de junho foi realizada, em Recife, a 2ª Unidade de Aprendizagem do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trab...
-
A Mostra Beto Novaes foi um espaço criado na 5ª CESTT com o objetivo de proporcionar reflexão, sensibilização, acolhimento e discussão na te...
-
Via SES-PE É com profundo pesar que comunicamos e lamentamos o falecimento de Socorro Martins, delegada da 5ª Conferência Estadual de Saúde ...





.jpeg)















