Na quarta-feira (19/06/2025), o Cerest Estadual de Pernambuco participou do I Seminário Estadual de Trânsito, promovido pela Uninassau Recife em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito de Pernambuco (CETRAN-PE). O encontro reuniu especialistas e gestores para discutir os desafios enfrentados por quem utiliza a motocicleta como ferramenta de trabalho, além dos impactos na mobilidade urbana e na saúde pública.
O seminário contou com a palestra “O impacto do uso de motocicletas no sistema de saúde”, que apresentou dados preocupantes sobre o aumento dos sinistros envolvendo motociclistas e seus reflexos nos serviços de urgência.
Participaram dos debates a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Vanessa Patriota; o secretário estadual de Mobilidade, Dr. Diogo Bezerra; a vice-presidente da ABRAPSIT, Dra. Juliana Guimarães; o presidente do SEAMBAPE, Rodrigo Lopes; o diretor do Hospital da Restauração, Dr. Petrus Andrade Lima; o coordenador do SAMU Metropolitano, Dr. Leonardo Gomes; a coordenadora do CEPAM, Dra. Jackeline Diniz; e o presidente do CETRAN-PE, Walker Barbosa.
O evento foi de grande relevância, tendo em vista que em 2024, o SUS em Pernambuco gastou quase R$ 80 milhões com internações de vítimas do trânsito, sendo 60% delas relacionadas a motociclistas. O impacto total dos acidentes no estado ultrapassa R$ 917 milhões por ano. No país, o número de condutores habilitados apenas na categoria A cresceu mais de 93 mil em 12 meses, chegando a 2,2 milhões em abril de 2025 um reflexo da crescente dependência da motocicleta como meio de trabalho.
O objetivo central do seminário foi o fortalecimento do diálogo sobre segurança viária, saúde e valorização dos profissionais, visando políticas públicas mais eficazes e sensíveis à realidade desses trabalhadores.
Na ocasião, foram distribuídas as cartilhas educativas produzidas e organizadas pelo Cerest Estadual de Pernambuco junto com diversos parceiros.
Clique no link para acessar a cartilha: Cartilha Saúde dos Trabalhadores por Aplicativos: Entregando Informação N° 05
Nenhum comentário:
Postar um comentário