3 de mai. de 2022

Cerest Estadual de Pernambuco e parceiros lançam cartilhas temáticas sobre a Saúde dos Trabalhadores por Aplicativos

Na última semana (25 a 28.04) foram realizadas ações alusivas à promoção da saúde e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho de trabalhadores de entrega por aplicativo. As ações ocorreram em alusão ao "Abril Verde" mês dedicado a ações preventivas para saúde dos trabalhadores. 

Dentre as ações realizadas, houve o lançamento das cartilhas temáticas "A Saúde dos Trabalhadores por APP", oficialmente apresentadas pela Gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde, Adriana Guerra, em live temática realizada pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional da 6ª Região (Getrin 6), no dia 26.04 (assista a live clicando aqui). 

Foram lançadas 4 cartilhas temáticas que abordam questões relacionadas a rede de atenção à saúde dos trabalhadores (cartilha 1); prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, com foco principal nos acidentes de trabalho, lesões por esforços repetitivos e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho LER/DORT e os transtornos mentais relacionados ao trabalho (cartilha 2); trânsito seguro (cartilha 3) e os direitos dos trabalhadores por aplicativo (cartilha 4). 

A construção do material envolveu diversas instituições do campo da saúde pública e de outros setores, como Ministério Público do Trabalho, Detran, Associação dos Trabalhadores Motofretistas de Pernambuco e o Grupo de Pesquisa Trabalho Digital da Universidade Federal de Pernambuco. Os materiais encontram-se disponíveis em versão impressa e digital. As ações de distribuição da versão impressa foram realizadas nos últimos dias 25.04 e 27.04 em locais com grande concentração de trabalhadores de entrega por aplicativo (fotos abaixo). 









A versão digital está disponível para download aqui em nosso blog, nesta postagem como também na aba materiais. Para fazer o download da sua versão é só clicar na imagem da cartilha. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...