14 de nov. de 2019

Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Executiva de Assistência Social realizam o I Encontro Regional Integrado Sobre o Enfrentamento ao Trabalho Infantil

No dia 06 de novembro de 2019, foi realizado o I Encontro Regional Integrado Sobre o Enfrentamento ao Trabalho Infantil no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina. O evento foi promovido pelas áreas técnicas de Saúde do Trabalhador e de Vigilância de Violências da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) estadual, da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional de Petrolina, a VIII Gerência Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina. 

Compareceram ao evento profissionais da Vigilância em Saúde dos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande e Petrolina. Também registrou-se a presença dos técnicos e residentes da VIII Regional de Saúde. Quanto aos profissionais da rede de assistência social da região, os municípios de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Cabrobó, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista enviaram ao evento trabalhadores do CRAS, CREAS, PETI e Conselho Tutelar.


A abertura do encontro contou com a apresentação da APAE Petrolina, que fez uma encenação musical sobre a vida do homem sertanejo. A apresentação, inédita em Petrolina, já havia sido anteriormente premiada em um evento no Recife.



A primeira mesa foi composta por Dolgleani Peixoto, diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, por José Jorge Assunção, secretário municipal de desenvolvimento de Petrolina, por Lúcia Marila Araújo Possídio, coordenadora de vigilância epidemiológica da VIII Regional de Saúde e por Izabel Cristina Ribeiro, médica do trabalho do Cerest Petrolina. Todos os convidados pontuaram em suas falas a importância da discussão da temática na região. 

Para a segunda mesa, os debatedores abordaram aspectos diferentes do trabalho infantil. A primeira palestra foi de Leônidas Leal, coordenador estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que falou sobre a definição do trabalho infantil, ações estratégicas, intersetorialidade. registro e notificação de casos. A segunda apresentação foi realizada por Ana Lúcia Queiroz, apoiadora institucional de vigilância em Saúde do Trabalhador do Cerest Estadual de Pernambuco, que mostrou o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe). A terceira debatedora foi Helena Nascimento, apoiadora institucional de vigilância em Saúde do Trabalhador do Cerest Estadual de Pernambuco, que discorreu sobre os acidentes de trabalho com crianças e adolescentes e as ações desenvolvidas pelo Cerest estadual a cerca do combate ao trabalho infantil. A última apresentação do dia foi realizada por Renata Vieira, apoiadora institucional de vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde, que falou sobre o panorama das notificações de violência interpessoal e de trabalho infantil.

Agradecemos a presença de todos e todas no I Encontro Regional Integrado Sobre o Enfrentamento ao Trabalho Infantil!  Os certificados, as apresentações e a ficha de avaliação do evento foram enviados por e-mail.


 

Veja a repercussão do encontro na mídia: 


Para maiores esclarecimentos, entrar em contato através dos telefones (81) 3181-6533 e (81) 3181-6185 ou pelo e-mail cerestestadualpe@gmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...