No dia 20 de novembro foi realizado no auditório do Centro dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) o "Fórum da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado de Pernambuco (Cistt-PE)", comissão que constitui o Conselho Estadual de Saúde.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do Ministério Público, Secretaria Estadual de Saúde, Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Cerest Estadual Pernambuco e Fundacentro. Após composição inicial, houve discussões dos eixos temáticos "Histórico de Lutas Populares", facilitado por Lindinere Ferreira (CUT); "O que é a Cistt?" - Jorge Mário (CES/PE) e a exposição de experiências exitosas com as Cistt Jaboatão dos Guararapes, Pombos e Cabo de Santo Agostinho.
No período da tarde os técnicos do Cerest Estadual Pernambuco, Ana Queiroz e Paulo Lira, apresentaram aspectos relacionados aos agravos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho e Acidentes de Trabalho Graves. Após as apresentações o debate teve como foco os transtornos mentais relacionados ao trabalho. Inúmeras falas expuseram relatos acerca da saúde mental dos trabalhadores, ressaltando as dificuldades encontradas no atendimento, nexo com o trabalho e do sofrimento ainda maior que esse processo de "busca" pelo cuidado acaba por gerar. Também foi reforçado o potencial que ações coletivas podem gerar na mudança desse quadro, como a atuação organizada dos sindicatos na pressão por medidas de saúde do trabalhador.
A atuação do Controle Social é elemento fundamental para a realização de ações de Saúde do Trabalhador, por isso, momentos como estes são importantes para a consolidação da Política de Saúde do Trabalhador no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário