18 de nov. de 2019

SES lança o livro "Saúde em Pernambuco"

Via Secretaria Estadual de Saúde 





Com foco nos gestores e profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco e com a intenção de disseminar informações na área de Vigilância em Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) lançou, nesta quinta-feira (14.11), no bairro do Bongi, o livro intitulado Saúde Pernambuco: reflexões, evidências e experiências. Para o lançamento, o secretário estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, recebeu o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, que, na ocasião, abordou a situação epidemiológica do sarampo no Brasil.
Pela primeira vez, a publicação - que é elaborada a cada três anos pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS) - está organizada em formato de livro, em volume único. Com sete eixos temáticos e 20 capítulos, a edição é uma coletânea de textos e tem a colaboração de 104 autores, gestores e técnicos que atuam nos serviços da rede estadual, além de convidados de universidades e discentes em programas de graduação e pós-graduação.
"A oportunidade de compartilhar as experiências que vêm sendo realizadas em Pernambuco, no âmbito da Vigilância em Saúde, por meio deste perfil epidemiológico, é uma forma de contribuir de forma positiva, já que podem ser reproduzidas em diferentes contextos, auxiliando outras vivências. Sendo resultado de uma construção coletiva, propõe a análise da situação de saúde da população e a qualidade das informações originadas pelos sistemas de informação ao mesmo tempo que possibilita identificar as potencialidades e fragilidades do SUS, permitindo a busca de respostas para o aprimoramento dos serviços", pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
O primeiro eixo, Vigilância Epidemiológica, conta com quatro artigos, que abordam a síndrome congênita do zika em Pernambuco, entre 2015 e 2017, trazendo o contexto histórico e aspectos epidemiológicos; o perfil epidemiológico da sífilis em gestantes e do HIV/Aids em jovens pernambucanos; e um recorte de uma década, entre 2007 e 2017, sobre a mortalidade das doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco. Além disso, há artigo falando do surto de sarampo ocorrido em Pernambuco entre 2013 e 2014 e as estratégias realizadas para quebrar a cadeia de transmissão da doença. Na época, mais de 847 mil doses da vacina tríplice viral foram aplicadas na população. A experiência tem auxiliado o Estado no enfrentamento da epidemia que vem ocorrendo neste ano.
O segundo bloco, Vigilância Ambiental e de Saúde do Trabalhador, traz dois textos sobre o perfil epidemiológico dos casos de acidentes de trabalho grave notificados, de 2007 a 2017, e as ações do SUS-PE frente aos agrotóxicos. Já o terceiro eixo, Causas Externas, apresenta também dois artigos, com o cenário da morbimortalidade por violência e o panorama dos acidentes de transporte terrestre, na mesma década. Já o eixo Vigilância de Eventos Vitais traz uma análise sobre nascidos vivos de parto cesárea e a mortalidade perinatal, entre 2007 e 2016. 
O quinto eixo, Doenças Negligenciadas e Relacionadas à Pobreza, traz cinco artigos que envolvem temas as doenças tuberculose, hanseníase, leishmaniose visceral, filariose e doença de Chagas. O penúltimo bloco, Qualidade da Informação em Saúde, traz análise do sistema informação de agravos de notificação entre 2013 e 2016.
O último eixo, Inovação em Vigilância em Saúde, mostra quatro artigos sobre a contribuição do diagnóstico laboratorial do Lacen nas ações de vigilância em saúde entre 2014 e 2017; estratégias de qualificação e monitoramento a partir dos encontros macrorregionais dos programas de vigilância; relato de experiência sobre a implantação de comitês regionais de vigilância do óbito por acidentes de transporte terrestre e, finalizando a edição, as duas décadas de vigilância epidemiológica hospitalar em Pernambuco.
A publicação tem edição geral de Yluska Reis; edição executiva de Isabela Maciel, Gisele Cazarin, Antônio Reldismar e Monik Duarte; revisão de Yluska Reis e Luciana Albuquerque; além do planejamento editorial por Gisele Cazarin e projeto gráfico e diagramação por Rafael Azevedo, Isabela Maciel e Monik Duarte. "A elaboração do perfil reforça nosso compromisso com a transparência das informações e com a devolutiva aos profissionais e gestores de saúde, além de ampliar o debate a todos os interessados na temática saúde e gestão baseada em evidências", afirma a secretária executiva de Vigilância em Saúde (SEVS), Luciana Albuquerque. 
Para download do livro, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...