30 de ago. de 2019

Cerest Estadual realiza formação sobre transtorno mental relacionado ao trabalho para a rede de apoio psicossocial da SES-PE

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual está realizando uma série de formações sobre a notificação dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho para os profissionais da Unidade de Apoio Psicossocial (UNIAPS), dos Núcleos de Apoio Psicossocial (NUAPS), dos Centros de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (CRESAT), do Núcleo de Assistência à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) e das Vigilâncias Epidemiológicas Hospitalares (VEH).

As formações são ministradas pela Apoiadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador/Psicóloga do Cerest Estadual, Ana Lúcia Queiroz, com o tema: "Transtornos Mentais Relacionados Ao Trabalho".

As primeiras formações ocorreram na cidade do Recife, conforme abaixo:

05/07/2019 - UNIAPS

09/07/2019 - NUAPS Hospital da Mirueira

21/08/2019 - NUAPS Hospital Otávio de Freitas

28/08/2019 - NUAPS Hospital da Restauração

Os principais pontos discutidos nas formações foram: a importância do estabelecimento do nexo causal dos casos de transtorno mental relacionados ao trabalho e o preenchimento da ficha de notificação baseado no instrutivo.
A partir dessa iniciativa espera-se a ampliação das notificações dos transtornos mentais relacionados ao trabalho para que tenhamos subsídios para a tomada de ações, seja no planejamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), como também para a construção do perfil epidemiológico dos transtornos mentais relacionados ao trabalho no estado de Pernambuco.

As próximas formação agendadas ocorrerão conforme calendário abaixo:

DATA / UNIDADE
03.09.2019 - Hospital e Policlínica Jaboatão dos Prazeres
04.09.2019 - Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano
19.09.2019 - Hospital Agamenon Magalhães

Acesse os materiais utilizados na formação:
1) Folder transtornos mentais relacionados ao trabalho
2) Instrutivo para notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho
3) Protocolo de Atenção à Saúde Mental e Trabalho
4) Ficha de Notificação de Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho

28 de ago. de 2019

Curso Básico de Investigação de Acidentes de Trabalho é realizado na II Geres


Nos dias 26 e 27 de agosto foi realizado em Limoeiro, sede da II Geres), o "Curso Básico de Investigação de Acidentes de Trabalho Graves (CBIAT)", promovido pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Gvsat/SES-PE) e pelo Cerest Estadual de Pernambuco. O mesmo foi destinado a trabalhadores e referências técnicas das vigilâncias sanitária e epidemiológica dos municípios prioritários de abrangência da II Geres, Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador da II Geres, controle social e Cerest Regionais da área de abrangência. Estiveram presentes trabalhadores dos municípios de Limoeiro, Vicência, Nazaré da Mata, Paudalho, Surubim, Carpina, João Alfredo e Bom Jardim. O curso também contou com a presença da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) do estado de Pernambuco.
A manhã do primeiro dia iniciou-se com uma breve apresentação dos presentes e da programação do curso e teve continuidade com explanação que abordou a conceituação de acidente de trabalho grave (ATG), sua classificação, como realizar a notificação do mesmo, além do perfil epidemiológico da II geres. Na região, considerando dados do primeiro semestre de 2019, foram notificados 38 casos de ATG por unidades de saúde da II Geres. Quando considerado por município de residência, o número se eleva para 59 casos. Ao todo no estado de Pernambuco, até junho de 2019, foram notificados 1031 casos de ATG.
Ainda pela manhã foram apresentadas as principais legislações que dão embasamento legal para realização das investigações de acidentes de trabalho grave e inspeções em ambientes de trabalho. Foi realizada uma atividade em grupo, onde após leitura e discussão das legislações os participantes tiveram que apontar quais os principais aspectos que a legislação aborda e como estas favoreceriam o trabalho dos inspetores sanitários na investigação do acidente. Dentre as legislações abordadas estão: o Código Sanitário do estado de Pernambuco (Decreto 20.786 de 10 de agosto de 1998), a Portaria 3.120/98, hoje consolidada na Portaria de Consolidação nº5/2017, que trata da Instrução Normativa em Saúde do Trabalhador; e as principais Normas Regulamentadoras, levando em consideração o perfil produtivo da região.
No período da tarde foram expostos os aspectos gerais das metodologias de investigação de acidente de trabalho, modelo patronal, "espinha de peixe" e o modelo de árvore de causas, um método baseado na teoria dos sistemas que aborda o acidente de trabalho como um fenômeno complexo, com múltiplas causas e que revela as variações e desvios ocorridos que foram suficientes e necessários para a ocorrência do acidente.
No segundo dia do evento (27/08) foi abordado o Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes (MAPA). Este modelo tem como base o modelo de árvore de causas, e atua como um facilitador da investigação do fato ocorrido possibilitando em sua aplicação a identificação: 1) da atividade rotineiramente executada e suas variabilidades; 2) da descrição do acidente; 3) da análise das mudanças; 4) da análise de barreiras; 5) da análise da gestão de segurança e ampliação conceitual e 6) recomendações e exigências a partir da análise dos aspectos anteriores.  Assim, o modelo afasta-se da perspectiva de encontrar "culpados" e atua  na tentativa de reduzir/eliminar os perigos para que não ocorram novos acidentes. Em seguida, foi distribuído aos participantes casos de acidentes para serem analisados em grupo, utilizando essa metodologia como base, sendo apresentados no período da tarde. A análise dos casos foi feita por meio do preenchimento de um formulário de investigação construído com base no MAPA, e disponível para download aqui.
Ao final do dia foram distribuídos casos de acidentes de trabalho graves notificados no Sinan e Cievs para os municípios participantes, estes deverão ser investigados de acordo com o proposto pelo MAPA. No dia 26 de setembro haverá novo encontro presencial para apresentação dos relatórios de investigação e entrega dos certificados aos concluintes.
.

O Curso é uma demanda oriunda do aumento no número de notificações de ATG no estado e da necessidade de qualificar as equipes da vigilância em saúde para intervirem em ambientes e processos de trabalho, considerando os princípios e diretrizes da Visat. Até o fim do ano outras regiões de saúde serão contempladas com o CBIAT.

16 de ago. de 2019

Cerest Estadual promove oficina semestral de Saúde do Trabalhador




        Nos dias 06 e 07 de agosto foi realizada a Oficina Semestral de Saúde do Trabalhador de 2019, promovida pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Gvsat/SES-PE) e pelo Cerest Estadual de Pernambuco. O encontro teve por finalidade debater sobre a Saúde do Trabalhador no estado, seus entraves, desafios e potencialidades, assim como publicizar as experiências exitosas desenvolvidas na vigilância em saúde do trabalhador por todos os componentes da rede de atenção. Participaram do evento trabalhadores envolvidos na rede de atenção à saúde do trabalhador do estado de Pernambuco, além de representantes sindicais e outras instituições.

O primeiro dia iniciou com uma breve apresentação dos presentes e teve continuidade com a exposição do panorama da construção do perfil produtivo do estado de Pernambuco e a redefinição da rede sentinela em saúde do trabalhador. No período da tarde, foram abordados aspectos realizados ao processo de planejamento de ações. Entre os principais pontos destacados estavam: o que é planejar, por que planejar, como e para que/quem planejar. Em seguida, foram discutidas as estratégias para planejamento de ações em saúde do trabalhador no território.

No segundo dia do evento (07/08), foi apresentada a ferramenta de planejamento "Matriz  Fofa" (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), com enfoque em sua aplicação no planejamento de ações intra e intersetoriais. Após a apresentação, os participantes foram divididos em grupos, de acordo com área de abrangência de cada Cerest presente, e convidados a traçar em conjunto uma matriz fofa comum as entidades de cada região. A partir da identificação das fraquezas de cada regional foi realizado o planejamento integrado, por meio da construção de um plano de ação conjunto, para o segundo semestre de 2019.

A oficina semestral visa a troca de experiências entre os serviços para o aprimoramento da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) realizada no estado. A próxima oficina está programada para acontecer em dezembro de 2019.

12 de ago. de 2019

Informe do primeiro semestre de 2019 de Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico

Área técnica de Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico(ATMB) do CEREST Estadual, divulga Informe do primeiro semestre de 2019, referente a situação epidemiológica do agravo no estado.

O total de casos notificados foi de 1.295 notificações, sendo mais de 54% delas ocorridas na I Geres e registradas pelo hospital Correia Picanço, principal referência no atendimento e acompanhamento de ATMB no estado. Para acessar o informe, clique aqui.





2 de ago. de 2019

Notificação de intoxicações exógenas no Hospital Belarmino Correia em Goiana



Giselle Azevedo - técnica de referência para Intoxicações Exógenas 

A área técnica de intoxicações exógenas da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador - GVSAT, realizou no dia 11 de julho de 2019 um treinamento sobre a notificação de intoxicações exógenas, para os profissionais de saúde do Hospital Belarmino Correia situado no município de Goiana. 

Palestra sobre " O "chumbinho" em Pernambuco: um problema de saúde pública" - ministrada por Susiane Lopes(Apevisa).
O referido treinamento foi realizado em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária  (APEVISA), que abordou o assunto "O "chumbinho" em Pernambuco: um problema de saúde pública", na qual foi proferida por Susiane Lopes - Inspetora Sanitária. A ação foi articulada em conjunto com a coordenação da educação continuada do Hospital e contou com a participação de médicos , enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais da Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Referência Técnica em Saúde do Trabalhador da XII GERES, dentre outros. 

Participantes da formação


Informe Acidente de Trabalho Grave - Janeiro a Junho 2019

A área técnica de Vigilância de Acidente de Trabalho Grave divulga o informe ATG referente ao período de Janeiro a Junho de 2019.

Neste período foram notificados 1028 casos de ATG, sendo 58% destes típicos. As ocupações mais acometidas estão relacionadas a trabalhadores da Agricultura (26,6%) e da Construção Civil (14,2%).

Para mais informações acesse o informe, clicando aqui.


Saúde do Trabalhador como Direito Humano é tema de Educação Permanente

Na última quarta-feira (15/01/2025), ocorreu na sala de reuniões do CEREST Estadual, o primeiro encontro para debates sobre o tema central d...