30 de ago. de 2019

Cerest Estadual realiza formação sobre transtorno mental relacionado ao trabalho para a rede de apoio psicossocial da SES-PE

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual está realizando uma série de formações sobre a notificação dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho para os profissionais da Unidade de Apoio Psicossocial (UNIAPS), dos Núcleos de Apoio Psicossocial (NUAPS), dos Centros de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (CRESAT), do Núcleo de Assistência à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST) e das Vigilâncias Epidemiológicas Hospitalares (VEH).

As formações são ministradas pela Apoiadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador/Psicóloga do Cerest Estadual, Ana Lúcia Queiroz, com o tema: "Transtornos Mentais Relacionados Ao Trabalho".

As primeiras formações ocorreram na cidade do Recife, conforme abaixo:

05/07/2019 - UNIAPS

09/07/2019 - NUAPS Hospital da Mirueira

21/08/2019 - NUAPS Hospital Otávio de Freitas

28/08/2019 - NUAPS Hospital da Restauração

Os principais pontos discutidos nas formações foram: a importância do estabelecimento do nexo causal dos casos de transtorno mental relacionados ao trabalho e o preenchimento da ficha de notificação baseado no instrutivo.
A partir dessa iniciativa espera-se a ampliação das notificações dos transtornos mentais relacionados ao trabalho para que tenhamos subsídios para a tomada de ações, seja no planejamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), como também para a construção do perfil epidemiológico dos transtornos mentais relacionados ao trabalho no estado de Pernambuco.

As próximas formação agendadas ocorrerão conforme calendário abaixo:

DATA / UNIDADE
03.09.2019 - Hospital e Policlínica Jaboatão dos Prazeres
04.09.2019 - Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano
19.09.2019 - Hospital Agamenon Magalhães

Acesse os materiais utilizados na formação:
1) Folder transtornos mentais relacionados ao trabalho
2) Instrutivo para notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho
3) Protocolo de Atenção à Saúde Mental e Trabalho
4) Ficha de Notificação de Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...