28 de ago. de 2019

Curso Básico de Investigação de Acidentes de Trabalho é realizado na II Geres


Nos dias 26 e 27 de agosto foi realizado em Limoeiro, sede da II Geres), o "Curso Básico de Investigação de Acidentes de Trabalho Graves (CBIAT)", promovido pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Gvsat/SES-PE) e pelo Cerest Estadual de Pernambuco. O mesmo foi destinado a trabalhadores e referências técnicas das vigilâncias sanitária e epidemiológica dos municípios prioritários de abrangência da II Geres, Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador da II Geres, controle social e Cerest Regionais da área de abrangência. Estiveram presentes trabalhadores dos municípios de Limoeiro, Vicência, Nazaré da Mata, Paudalho, Surubim, Carpina, João Alfredo e Bom Jardim. O curso também contou com a presença da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) do estado de Pernambuco.
A manhã do primeiro dia iniciou-se com uma breve apresentação dos presentes e da programação do curso e teve continuidade com explanação que abordou a conceituação de acidente de trabalho grave (ATG), sua classificação, como realizar a notificação do mesmo, além do perfil epidemiológico da II geres. Na região, considerando dados do primeiro semestre de 2019, foram notificados 38 casos de ATG por unidades de saúde da II Geres. Quando considerado por município de residência, o número se eleva para 59 casos. Ao todo no estado de Pernambuco, até junho de 2019, foram notificados 1031 casos de ATG.
Ainda pela manhã foram apresentadas as principais legislações que dão embasamento legal para realização das investigações de acidentes de trabalho grave e inspeções em ambientes de trabalho. Foi realizada uma atividade em grupo, onde após leitura e discussão das legislações os participantes tiveram que apontar quais os principais aspectos que a legislação aborda e como estas favoreceriam o trabalho dos inspetores sanitários na investigação do acidente. Dentre as legislações abordadas estão: o Código Sanitário do estado de Pernambuco (Decreto 20.786 de 10 de agosto de 1998), a Portaria 3.120/98, hoje consolidada na Portaria de Consolidação nº5/2017, que trata da Instrução Normativa em Saúde do Trabalhador; e as principais Normas Regulamentadoras, levando em consideração o perfil produtivo da região.
No período da tarde foram expostos os aspectos gerais das metodologias de investigação de acidente de trabalho, modelo patronal, "espinha de peixe" e o modelo de árvore de causas, um método baseado na teoria dos sistemas que aborda o acidente de trabalho como um fenômeno complexo, com múltiplas causas e que revela as variações e desvios ocorridos que foram suficientes e necessários para a ocorrência do acidente.
No segundo dia do evento (27/08) foi abordado o Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes (MAPA). Este modelo tem como base o modelo de árvore de causas, e atua como um facilitador da investigação do fato ocorrido possibilitando em sua aplicação a identificação: 1) da atividade rotineiramente executada e suas variabilidades; 2) da descrição do acidente; 3) da análise das mudanças; 4) da análise de barreiras; 5) da análise da gestão de segurança e ampliação conceitual e 6) recomendações e exigências a partir da análise dos aspectos anteriores.  Assim, o modelo afasta-se da perspectiva de encontrar "culpados" e atua  na tentativa de reduzir/eliminar os perigos para que não ocorram novos acidentes. Em seguida, foi distribuído aos participantes casos de acidentes para serem analisados em grupo, utilizando essa metodologia como base, sendo apresentados no período da tarde. A análise dos casos foi feita por meio do preenchimento de um formulário de investigação construído com base no MAPA, e disponível para download aqui.
Ao final do dia foram distribuídos casos de acidentes de trabalho graves notificados no Sinan e Cievs para os municípios participantes, estes deverão ser investigados de acordo com o proposto pelo MAPA. No dia 26 de setembro haverá novo encontro presencial para apresentação dos relatórios de investigação e entrega dos certificados aos concluintes.
.

O Curso é uma demanda oriunda do aumento no número de notificações de ATG no estado e da necessidade de qualificar as equipes da vigilância em saúde para intervirem em ambientes e processos de trabalho, considerando os princípios e diretrizes da Visat. Até o fim do ano outras regiões de saúde serão contempladas com o CBIAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...