16 de ago. de 2019

Cerest Estadual promove oficina semestral de Saúde do Trabalhador




        Nos dias 06 e 07 de agosto foi realizada a Oficina Semestral de Saúde do Trabalhador de 2019, promovida pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Gvsat/SES-PE) e pelo Cerest Estadual de Pernambuco. O encontro teve por finalidade debater sobre a Saúde do Trabalhador no estado, seus entraves, desafios e potencialidades, assim como publicizar as experiências exitosas desenvolvidas na vigilância em saúde do trabalhador por todos os componentes da rede de atenção. Participaram do evento trabalhadores envolvidos na rede de atenção à saúde do trabalhador do estado de Pernambuco, além de representantes sindicais e outras instituições.

O primeiro dia iniciou com uma breve apresentação dos presentes e teve continuidade com a exposição do panorama da construção do perfil produtivo do estado de Pernambuco e a redefinição da rede sentinela em saúde do trabalhador. No período da tarde, foram abordados aspectos realizados ao processo de planejamento de ações. Entre os principais pontos destacados estavam: o que é planejar, por que planejar, como e para que/quem planejar. Em seguida, foram discutidas as estratégias para planejamento de ações em saúde do trabalhador no território.

No segundo dia do evento (07/08), foi apresentada a ferramenta de planejamento "Matriz  Fofa" (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), com enfoque em sua aplicação no planejamento de ações intra e intersetoriais. Após a apresentação, os participantes foram divididos em grupos, de acordo com área de abrangência de cada Cerest presente, e convidados a traçar em conjunto uma matriz fofa comum as entidades de cada região. A partir da identificação das fraquezas de cada regional foi realizado o planejamento integrado, por meio da construção de um plano de ação conjunto, para o segundo semestre de 2019.

A oficina semestral visa a troca de experiências entre os serviços para o aprimoramento da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) realizada no estado. A próxima oficina está programada para acontecer em dezembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...