19 de ago. de 2024

NOTA TÉCNICA - SES - DGAPEVISA - Nº 12/2024 - Orientações Técnicas sobre a Vigilância de Ambientes e Processo de Trabalho (VAPT)


Considerando o trabalho como elemento fundamental na vida dos seres humanos, bem como seus impactos protetivos e/ou nocivos à saúde das populações, se faz necessário destacar sua relação com o processo saúde-doença. Dentre os impactos nocivos relacionados à saúde dos trabalhadores possuem destaque as doenças relacionadas ao trabalho principalmente por muitas delas serem silenciosas e terem um longo período de latência.

Para identificação e intervenção nos fatores e situações de risco nos ambientes e processos de trabalho, é primordial o fortalecimento da Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (Vapt).

A Vapt propõe intervenções e prescreve medidas para garantia da saúde dos trabalhadores nos ambientes e processos de trabalho por meio da identificação e da análise das condições em que o trabalho se realiza, de quaisquer ramos de atividade econômica e independentemente dos tipos de vínculos e relações de trabalho, formais ou informais. Para isso, a Vapt utiliza-se principalmente da Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador (ISST) (Brasil, 2024).

O objetivo desta nota é orientar em relação ao desenvolvimento das ações de Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT), como também elencar os dispositivos legais que alicerçam as ações de Vapt pela Vigilância Sanitária (Visa) e a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). 

Para acessar a nota, clique aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho é abordada em Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (05 de agosto), foi realizado no último dia 10 de setembro, no auditório da Uninassau...