13 de ago. de 2024

É encerrada primeira turma do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


Nos últimos dias 06, 07 e 08 de agosto de 2024 foi finalizada, em Petrolina, a 1ª turma do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco. A turma contou com profissionais de 05 regiões de saúde (VII a XI), com participação de trabalhadores das Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental de municípios prioritários e das regionais de saúde. Também participaram do programa trabalhadores dos Cerest Regionais Ouricuri e Petrolina. 


Na última unidade de aprendizagem foram apresentados os trabalhados desenvolvidos pelos grupos em seus territórios. Ao todo, foram realizadas 18 ações de Visatt durante curso, organizadas entre a formulação de Análises de Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador, Investigação/Análise de Acidente de Trabalho (fatal ou com mutilação) e ações de Comunicação em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 


A finalização do curso ainda contou com mesa de encerramento com presença do Ministério Público do Trabalho, representando por sua Procuradora Chefe, Drª Ana Carolina Vieira, da Diretoria da Agência de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Karla Baêta, da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde de Petrolina, Marlene Leandro, da Gerente da VIII Regional de Saúde, Ana Célia de Almeida, da Coordenação do Cerest Estadual Pernambuco, Silvânia Alves e dos Coordenadores do Programa de Formação, Fátima Rangel, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz-RJ) e Paulo Lira, Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SES-PE. 


As falas ressaltaram a importância no desenvolvimento interstorial de ações de saúde do trabalhador no território sertanejo, com atenção as particularidades regionais e as prioridades produtivas da região, como o caso do Polo Fruticultor e Gesseiro, localizado em municípios da VIII e IX Região de Saúde respectivamente. 




Para 2025, estão programadas mais duas turmas do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhado e da Trabalhadora voltados para qualificação das ações de Visatt nos terrítios do agreste e região metropolitana do estado. Além da qualificação, espera-se com o programa, ampliar o quantitativo de ações de saúde do trabalhador desenvolvidas pelos municípios, sob o apoio dos Cerest Regionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho é abordada em Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (05 de agosto), foi realizado no último dia 10 de setembro, no auditório da Uninassau...