30 de jul. de 2024

Cerest Estadual participa da Reunião do Comitê Estadual de Saúde da População Negra


O Comitê Estadual de Saúde de Saúde da População foi instituído no ano de 2014. Em 2018, o CESPN passou por um processo de reformulação, criou coletivamente um regimento. O Comitê Estadual de Saúde da População Negra é um fórum de ampla representação, que contribui com a gestão pública para implantação e implementação das políticas voltadas à saúde da população negra. Tem como atribuições formular, apoiar ações e contribuir com o monitoramento e avaliação da implementação das políticas de saúde da população negra. O CESPN é composto atualmente por representantes de comunidades quilombolas, representantes de comunidades de terreiro, do movimento negro, de instituições de ensino, de áreas técnicas da gestão Estadual, do Conselho Estadual de Saúde- CES e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde- COSEMS.

No dia 25 de julho, foi realizada a reunião do Comitê Estadual de Saúde de População Negra, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde, que trouxe como pauta o Julho das Pretas em alusão ao dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.


Durante reunião foram abordadas questões relacionadas às vivências de mulheres negras trabalhadoras que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), a luta diária contra o racismo, ou questionamentos quanto à capacidade de mulheres negras em ocupar cargos de chefia, as desigualdades salariais no mercado de trabalho. O debate trouxe também a importância da escuta qualificada a mulheres negras que acessam o SUS, e que ainda enfrentam dificuldades para acessá-lo, trazendo a necessidade da realização de educação permanente, para os profissionais que atendem essas mulheres, buscando o acolhimento humanizado. Entre outras questões enfrentadas por mulheres negras.


O Cerest estadual participa das reuniões do CESPN desde o maio do corrente ano, está representado pela técnica, Carla Braz.

26 de jul. de 2024

Informe VAPT - Janeiro a Junho de 2024

A área técnica de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT) do CEREST Estadual Pernambuco publica o 1º Informe VAPT de 2024, referente aos meses de janeiro a junho. O material tem por objetivo divulgar as principais ações de VAPT realizadas no primeiro semestre do ano, além de discutir conceitualmente sua importância no contexto da Vigilância em Saúde do Trabalhador.


No período descrito, foram realizadas 22 inspeções sanitárias em Saúde do Trabalhador, sendo 14 iniciais e 08 de retorno. 


Para acessar o informe completo, clique aqui.



É publicada Portaria GM/MS 4.922 que trata da majoração de recursos dos Cerest



No dia 25 de julho (quinta-feira) foi publicada, pelo Ministério da Saúde, a Portaria Nº 4.922 que "altera as Portarias de Consolidação MS nº 3 e 6, de 28 de setembro de 2017, para modificar a nomenclatura da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - RENAST e para redefinir os valores do incentivo de custeio e manutenção dos serviços habilitados como Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, respectivamente".

Assim como na Política Nacional, foi incluso mais um "T" na sigla Renast, dando visibilidade a questão de gênero. A rede passa oficialemnte a ser chamada de "Rede Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (RENASTT). 

Os recursos destinados aos Cerest também foram ampliados, sendo o incetivo de implantação dos novos Cerest definido em 100 mil  reais (valor anterior era de 50 mil reais) e os recursos permanentes para o custeio e manutenção dos Cerest passaram de 40 mil reais para 80 mil reais nos Cerest Estaduais, de 30 mil reais para 60 mil reais nos Ceres Regionais e de 30 mil reais para 50 mil reais nos Cerest Municipais. 

O reajuste possibilita uma ampliação no rol de ações de Saúde do Trabalhador nos territórios e viabiliza uma maior capilarização das ações desenvolvidas pelos Cerest.

Para acessar o conteúdo da Poraria, clique aqui. 

24 de jul. de 2024

Cerest Estadual participa do Curso de Processo Administrativo e Sanitário em Serra Talhada


O Curso sobre Processo Administrativo Sanitário foi realizado no Município de Serra Talhada no período de 15 a 19 de julho de 2024, com carga horária de 40h. O objetivo do curso foi a a revisão, atualização e principalmente qualificação do trabalho dos servidores públicos que atuam na Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador de Pernambuco.

O curso tratou sobre o histórico da Vigilância Sanitária e Saúde Pública, noções básicas de Direito Constitucional, princípios éticos e morais, fundamento legal da Atividade de Fiscalização (regulação,risco, poder de polícia, responsabilidade pública), e Processo Administrativo Sanitário. O curso teve como ponto relevante a possibilidade de celebração do Termo de Compromisso que tem a finalidade de promover correções e ajustes às exigências da legislação sanitária, onde a vigilância sanitária, dentro de um juízo de valor e diante da oportunidade e conveniência, entender o melhor momento para utilizá-lo (fase pré-processual ou processual); inclusive contribuindo para a diminuição de processos administrativos, uma vez que, sendo cumprido o Termo de Compromisso, o Processo Administrativo Sanitário (P.A.S.), sequer seria instaurado.

A atividade foi desenvolvida na sede da XI Região de Saúde, Serra Talhada, e contou com a participação de diversos técnicos da região. O Cerest Estadual Pernambuco foi representado pela técnica Dóris Vianna. O curso colabora com a atuação intregrada entre Visa e Visat no estado de Pernambuco.


23 de jul. de 2024

Informe VISAT - Janeiro a Junho de 2024

O Cerest Estadual de Pernambuco divulga o 2º Informe Trimestral de VISAT , período de janeiro a junho de 2024.Este Informe tem por objetivo apresentar informações acerca das notificações de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DARTs).

Para acessa o informe completo Clique aqui

                                                        

Em Pernambuco, no período de janeiro a junho de 2024, foram notificados 6.074 casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho, sendo 99,6% destas referentes à Acidente de Trabalho (AT), Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico (ATEMB), Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho (IERT) , LER/DORT e Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho.

18 de jul. de 2024

10º Encontro Nacional das Cistts aconteceu em Brasília


Nos últimos dias 16, 17 e 18 de julho, aconteceu em Brasília-DF, o 10º Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cisttão). O encontro contou com participação do controle social em Saúde do Trabalhador de todo território nacional, além de gestores e convidados. 


A palestra magna, intitulada "A Saúde do Trabalhador como um Direito Humano", foi realizada pelo Prof. Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, que reforçou a necessidade de ampliação da compreensão da Saúde do Trabalhador e seu fundamental papel para proteção da saúde da classe trabalhadora.

Grupo Discussão Nordeste

O evento é caracterizado como uma etapa preparatória para 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), com data prevista para julho de 2025. Além da intregração e compartilhamento de experiências entre os presentes, foram discutidos em grupos, dividos por regiões geográficas, os eixos estruturantes da 5ª CNSTT, que são: I- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; II- As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; e, III - Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social. Todos os gruos encaminharam propostas relacionadas aos eixos.

Também foram apresentadas mesas temáticas conduzidas pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde; Projetos do Conselho Nacional de Saúde e repasses sobre a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ªCNGTES).

Representando o estado de Pernambuco estiveram pessoas conselheiras, inclusive a coordenação e vice-coordenação da CISTT Estadual, representadas pelo
Sr. Júlio César Bezerra e Sra. Fernanda Lira. Também estiveram no encontro a Diretora Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária e Saúde do Trabalhador, Karla Baêta e o Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira. 

O 10º Cisttão reforça a importância de fortalecimento dos espaços de controle social no SUS e amplia a responsabilidade na organização das Conferências em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

16 de jul. de 2024

Fala, trabalhador(a)! Ep.17 "Vozes do Sertão: Diálogo sobre o Programa de Formação em Visatt"



Fala trabalhadores! 

O nosso episódio 17 é bem especial, nele entrevistamos vários cursistas do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que está acontecendo em Petrolina-PE. Durante o programa conversamos sobre as atividades desenvolvidas nas três unidades de aprendizagem, os desafios e as perpesctivas para a Visat no território sertanejo.

Participaram das nossas entrevistas: 

Pedro Brito - Vigilância Ambiental de Afogados da Ingazeira 

Fernanda Torres - Cerest Regional de Petrolina 

Jowmmol Lucena - Vigilância Sanitária de Araripina 

Flávio Beserra - Apevisa XI Geres 

Luiza Garziera - Apoiadora em Vigilância em Saúde da VIII Geres

Raiane Medeiros - Vigilância em Saúde de Ouricuri 

Annalice Alencar - Referência Técnica em Saúde do Trabalhador da VII Geres 

Ansioso para ouvir? 

Então vamos lá!





15 de jul. de 2024

3ª Unidade de Aprendizagem do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é realizado em Petrolina


Nos dias 9, 10 e 11 de julho foi realizada mais uma unidade presencial do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco. O tema central da unidade foi a "Participação Social, Comunicação e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora". 

O módulo contou com a participação da Profª Drª Letícia Masson, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/RJ), da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz/RJ). No primeiro dia de aula, Letícia abordou questões relacionadas a Saúde, Trabalho e Subjetividade. Ainda no prirmero dia, os cursistas destacaram os principais pontos desenvolvidos na atividade de dispersão da UA2, reforçando os seus achados e dificuldades encontradas. 


O segundo dia de aula contou com a participação de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Joelson Santos, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras  Faniliares de Pernambuco (FETAPE), Yulliana  Ferreira, e João Victor Venâncio, advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Na mesa foram discutidos aspectos relacionados ao "Trabalho na Agricultura e a Saúde dos Trabalhadores". Os presentes destacaram questões relacionadas ao uso de agotóxicos e seus impactos na saúde dos trabalhadores, os benefícios oriundos da Agroecologia e os processos de vulneração e conflitos nos territórios. As falas foram crucias para refletir e planejar ações de Visatt em um território vivo e dinâmico. No mesmo dia, a tarde, a profª Fátima Rangel traballhou o conteúdo participação social e Saúde do(a) Trabalhador(a). Além disso houve exposição de imagens, feitas pelos grupos que retrataram o cenário do trabalho na região. 

No último dia, contamos com a presença da Profª Rosely Arantes, que facilitou o espaço "Comunicação e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora". Durante a exposição, profª Rosely apresentou diferentes modelos de comunicação, constituídos historicamente, bem como reforçou a necessidade de construção de um modelo dialógico, baseado na troca de saberes e na realidade dos(as) trabalhadores(as). Ainda pela manhã, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos por Aplicativos com Moto e Bike do Estado de Pernambuco (Seambape), Rodrigo Lopes, apontou os desafios para a constituição do sindicato em Pernambuco, além de reforçar a importância de articulação do sindicato com outros setores e instituições, como o caso dos Cerest e da Academia. 

Finalizando a UA3, a Profª Letícia e o Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira, expuseram experiências desenvolvidas pelas instituições em parceria com os trabalhadores, caso da pesquisa coordenada por Letícia no Cesteh/RJ e as ações desenvolvidas no Cerest Estadual Pernambuco com trabalhadores por aplicativo, como reforçou Paulo. Por último, os cursistas tiveram acesso a atividade de dispersão da UA3 que tem como objetivo a comunicação em saúde do trabalhador e da trabalhadora. 

Na última unidade do curso, que ocorrerá em agosto de 2024, os cursistas apresentarão suas atividades finais e resgatarão o apanhado teórico-prático apreendido nesses 4 meses de ações-reflexões. 


Cerest Pe convida: Diálogo com as áreas técnicas "Você sabia que um acidente de trânsito também pode ser considerado um acidente de trabalho ❓"



Em alusão ao Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Cerest Estadual, em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), promoverá uma discussão sobre a temática. 

Na ocasião haverá um diálogo entre as áreas técnicas do Cerest Estadual Pernambuco, a Vigilância dos Acidentes de Transportes Terrestres e o SAMU Metropolitano.


Quando? Dia 18/07 (quinta-feira)


Qual horário? 14h

🖥 Onde assisto? www.youtube.com/esppe

Acompanhe como foi:



4 de jul. de 2024

Publicada a Resolução CIB/PE 6704/2024 que redefine a organização dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador em Pernambuco

No último dia 27 de junho foi publicada a resolução CIB/PE de Nº 6704/2024 que trata da reorganização dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador em Pernambuco. 

A resolução busca aproximar o desenho do Plano Diretor de Regionalização de Pernambuco com a abrangência dos Cerest Regionais, expondo a necessidade de habilitação de pelo menos um Cerest por Região de Saúde de Pernambuco. 

Com a nova regionalização, a abrangência da maior parte dos Cerest passa a ser de 01 (uma) região de Saúde. É o caso dos Cerest Ouricuri, Petrolina, Caruaru e Palmares. Na primeira região de saúde, por concentrar maior parte da População em Idade Ativa (PIA), estão dispostos o Cerest Regional Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e o agora Cerest municipal Recife. O Cerest Goiana assumirá a abragência da XII Região de Saúde com adição do município de Araçoiaba, conforme pactuação intergestores. 

A partir da articulação com a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), do Ministério da Saúde, está prevista a habilitação de três novos Cerest para o estado, sendo suas sedes localizadas nos municípios de Serra Talhada, Garanhus e Limoeiro. 

A nova regionalização entra em vigor em até 180 dias a partir da data de publicação da resolução CIB/PE. 

Para acessar o conteúdo da Resolução 6704/2024, clique aqui. 





3 de jul. de 2024

Informe de Acidente de Trabalho - 1 trimestre de 2024


O Cerest Estadual de Pernambuco divulga o 1º informe de acidentes de trabalho referente ao período de janeiro a março/2024. O documento conta com informações sobre as principais unidades notificadoras, tipo de acidente, ocupação e evolução dos casos.


Neste intervalo foram registrados 1959 acidentes de trabalho no estado de Pernambuco, sendo 75,6% deles acidentes típicos. As principais unidades notificadoras foram o Hospital Regional do Agreste (10,3%) e o Hospital Getúlio Vargas (10,2%). Os acidentes aconteceram principalmente na agricultura (22,1%) e construção civil (16,9%); e evoluíram para incapacidade temporária em 46,8% dos casos, embora 0,6% tenham resultado em óbito do trabalhador.


Para conferir o conteúdo do informe completo, clique aqui.



Cerest Estadual PE apresenta nota técnica conjunta

No dia 04 de setembro o Cerest Estadual, em parceria com a Coordenação de Acidentes e Violências da SES/PE, participou da reunião bimensal ...