15 de jul. de 2024

3ª Unidade de Aprendizagem do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é realizado em Petrolina


Nos dias 9, 10 e 11 de julho foi realizada mais uma unidade presencial do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco. O tema central da unidade foi a "Participação Social, Comunicação e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora". 

O módulo contou com a participação da Profª Drª Letícia Masson, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/RJ), da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz/RJ). No primeiro dia de aula, Letícia abordou questões relacionadas a Saúde, Trabalho e Subjetividade. Ainda no prirmero dia, os cursistas destacaram os principais pontos desenvolvidos na atividade de dispersão da UA2, reforçando os seus achados e dificuldades encontradas. 


O segundo dia de aula contou com a participação de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Joelson Santos, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras  Faniliares de Pernambuco (FETAPE), Yulliana  Ferreira, e João Victor Venâncio, advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Na mesa foram discutidos aspectos relacionados ao "Trabalho na Agricultura e a Saúde dos Trabalhadores". Os presentes destacaram questões relacionadas ao uso de agotóxicos e seus impactos na saúde dos trabalhadores, os benefícios oriundos da Agroecologia e os processos de vulneração e conflitos nos territórios. As falas foram crucias para refletir e planejar ações de Visatt em um território vivo e dinâmico. No mesmo dia, a tarde, a profª Fátima Rangel traballhou o conteúdo participação social e Saúde do(a) Trabalhador(a). Além disso houve exposição de imagens, feitas pelos grupos que retrataram o cenário do trabalho na região. 

No último dia, contamos com a presença da Profª Rosely Arantes, que facilitou o espaço "Comunicação e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora". Durante a exposição, profª Rosely apresentou diferentes modelos de comunicação, constituídos historicamente, bem como reforçou a necessidade de construção de um modelo dialógico, baseado na troca de saberes e na realidade dos(as) trabalhadores(as). Ainda pela manhã, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos por Aplicativos com Moto e Bike do Estado de Pernambuco (Seambape), Rodrigo Lopes, apontou os desafios para a constituição do sindicato em Pernambuco, além de reforçar a importância de articulação do sindicato com outros setores e instituições, como o caso dos Cerest e da Academia. 

Finalizando a UA3, a Profª Letícia e o Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira, expuseram experiências desenvolvidas pelas instituições em parceria com os trabalhadores, caso da pesquisa coordenada por Letícia no Cesteh/RJ e as ações desenvolvidas no Cerest Estadual Pernambuco com trabalhadores por aplicativo, como reforçou Paulo. Por último, os cursistas tiveram acesso a atividade de dispersão da UA3 que tem como objetivo a comunicação em saúde do trabalhador e da trabalhadora. 

Na última unidade do curso, que ocorrerá em agosto de 2024, os cursistas apresentarão suas atividades finais e resgatarão o apanhado teórico-prático apreendido nesses 4 meses de ações-reflexões. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho é abordada em Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (05 de agosto), foi realizado no último dia 10 de setembro, no auditório da Uninassau...