15 de mai. de 2023

Fala, Trabalhador(a)! Ep. 13 "A Saúde do Trabalhador como um Direito Humano?"


Fala Trabalhadores! 

Publicamos mais um episódio do nosso podcast. No episódio 13, levantamos o debate da Saúde do Trabalhador como Direito Humano. Pra apresentar esse debate convidamos o professor Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/ Fiocruz-RJ) e membro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nacional (Cistt). 

Durante o programa, Fadel elenca alguns problemas concretos colocados aos trabalhadores como a insuficiência do direito atual posto e os limites e barreiras encontrados na organização de ações de saúde do trabalhador. 

Como destaca Fadel em trecho do podcast: "A gente tem um problema muito sério no Brasil, que as instituições deveriam estar fazendo as coisas junto com os trabalhadores representados, não fazem isso. Quantos Cerest existem no Brasil, dos 230 mais ou menos, que tem dentro deles a participação dos trabalhadores planejando, discutindo, debatendo? [...]

A tese, como o próprio Fadel lembra é coletiva, foi apresentada no Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Simbrast), ocorrido em 2022. A tese completa, assim como outros materiais estão disponíveis no blog www.multiplicadoresdevisat.com. Para ter acesso a tese completa, clique aqui.

Lembramos que nosso podcast está disponivel nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Google Podcast. 



Gostou do debate? Então compartilha nosso programa. Se tiver sugestões de temas para outros programas, você pode encaminhar e-mail com assunto "SUGESTÃO DE PODCAST" para cerestestadualpe@gmail.com. 


Até o próximo programa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cerest Estadual participa de ação alusiva ao Dia da Mulher promovida pelo Sindicato dos Entregadores por APP

  Na tarde da última segunda-feira, 11 de março de 2024,  no auditório do Centro de Treinamento da Honda, ocorreu evento em alusão ao mês da...