12 de mai. de 2023

Cerest Estadual realiza monitoramento em Cerest Regionais

O  monitoramento dos Cerest Regionais faz parte das atribuições desenvolvidas pelo Cerest Estadual de Pernambuco e fazem parte do apoio e acompanhamento sistemático aos Cerest Regionais do estado.




Monitoramento Cerest Goiana 
 

No último dia 26/04/2023 foi realizado o monitoramento do Cerest Regional Goiana. A coordenação do Cerest Estadual, em conjunto com as técnicas de referência Dóris Vianna e Izete de Lima, realizou visita técnica ao Cerest Regional Goiana, que teve como objetivo a apresentação do perfil epidemiológico de sua área de abrangência destacando a importância da mudança de estratégia de capacitação de municípios subnotificadores dos agravos e doenças relacionados ao trabalho; o monitoramento das ações de rotina  desenvolvidas nos 26 municípios que compõem a abrangência; como também, a apresentação do monitoramento realizado no “Qualifica Cerest” do Ministério da Saúde, onde o Cerest Goiana obteve pontuação satisfatória: e por fim, os encaminhamentos para as atividades do presente ano 2023.  


Monitoramento Cerest Palmares


Em 09/05/2023 a coordenação do Cerest Estadual, em conjunto com as técnicas de referência Izete de Lima e Dóris Vianna, realizou visita técnica ao Cerest Regional Palmares no último dia . A visita teve como objetivo o monitoramento das ações de rotina  desenvolvidas nos 31 municípios que compõem a abrangência do Cerest Regional Palmares. Durante o encontro foram destacadas as ações desenvolvidas pelo Cerest Palmares que estão presentes no monitoramento realizado pelo Ministério da Saúde, por meio do "Qualifica Cerest", onde o Cerest Palmares atingiu resultado satisfatório.  

A Gestão municipal de Palmares também participou do momento e se comprometeu em continuar apoiando e fortalecendo as ações do Cerest em todos os municípios de sua abrangência, por entender a relevância da  Política de Saúde do Trabalhador para a região.


Monitoramento Cerest Jaboatão dos Guararapes


No dia 03 de maio de 2023, a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco, Silvânia Alves, com o apoio das técnicas Ana Lúcia e Carla Braz, realizaram o monitoramento do Cerest Regional Jaboatão dos Guararapes. Durante a reunião são apresentados os dados epidemiológicos das Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho (DART), que foram identificados pelos municípios de abrangência do Cerest Regional Jaboatão dos Guararapes, para a equipe técnica do referido Cerest, participou da reunião a coordenadora, Diana Nunes, e os técnicos, Quitéria e Luciano. Ao término da conversa com a equipe técnica, foi realizada uma conversa com a gestão municipal, representada pela Superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Freitas, e a Gerente da Vigilância Sanitária do município de Jaboatão dos Guararapes, Adeilza Ferraz, para a pactuação dos ajustes necessários para a melhoria do desenvolvimento das ações.


Monitoramento Cerest Petrolina

Gestão municipal

Em 14 de maio de 2023 foi realizado o monitoramento do Cerest Regional Petrolina onde participaram no turno da manhã, o Gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Paulo Lira, as técnicas do Cerest Estadual Ana Lúcia e Carla Braz, o coordenador do Cerest Regional, Jefferson Cesar e a equipe do Cerest Regional. O monitoramento visa à apresentação dos dados epidemiológicos dos 24 municípios de abrangência deste Cerest, o alinhamento de estratégias que permitam o desenvolvimento de ações nos municípios prioritários para a identificação de Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho.  No turno da tarde a reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, com a Secretária Executiva de Vigilância em Saúde do município, Marlene Peixoto, Carolina Oliveira, a gerente da Vigilância Ambiental e Trabalhador, o coordenador Jefferson, Fernanda Torres referência técnica do Cerest Regional, e as técnicas do Cerest Estadual.


Monitoramento Cerest Ouricuri

Gestão municipal


No dia 15 de maio de 2023, realizou-se o monitoramento do Cerest Regional Ouricuri, participaram da reunião o Gerente da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, Paulo Lira, e as técnicas do Cerest Estadual de Pernambuco, Ana Lúcia de Queiroz e Carla Braz, a coordenadora do Cerest Regional Ouricuri, Genedi Félix, a equipe técnica do Cerest Regional, Kerma Alencar, Bruna Gabriella, Adriana Oliveira, Thiago Dantas. E os técnicos da Vigilância em Saúde do Trabalhador das regionais de saúde de abrangência do Cerest Regional, Raiza Maria da VII Geres, Fernando Parente da IX Geres, Antonio Carlos da X Geres, Ednilson Carvalho, Larissa Gabrielle e Flavio Bezerra da XI Geres. O monitoramento tem como objetivo a apresentação da situação epidemiológica dos 36 municípios de abrangência do Cerest Regional, a identificação dos principais entraves para a realização das ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador, a busca de alternativas para sanar os pontos críticos. Na sequência foi realizada a reunião com a gestão da Secretaria Municipal de Ouricuri, participaram da discussão a Secretaria Municipal de Saúde, Gardielle Dayane, Valmeiry Andrade, a Diretora Geral de Saúde, e a equipe do Cerest Estadual de Pernambuco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cerest Estadual Pernambuco convida para Fórum Estadual em Saúde do Trabalhador

  Em alusão ao Abril Verde, mês dedicado à prevenção de doenças e acidentes relacionadas ao trabalho, o Centro de Referência Estadual em Saú...