11 de mai. de 2018

I GERES realiza o V Fórum Intersetorial em Saúde do Trabalhador

Mesa redonda"Transtornos mentais relacionados ao trabalho".
Na última quinta-feira (10/05), a I Gerência Regional de Saúde (GERES) em parceria com o CEREST estadual de Pernambuco, CEREST Regionais de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Unidade de Apoio Psicossocial do estado de Pernambuco (UNIAPS) e a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISST) estadual  realizaram o "V Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador da I GERES".  Neste ano o fórum abordou os transtornos mentais relacionados ao trabalho. 

Na mesa de abertura estiveram presentes representantes da I Geres, da Gerência Estadual de Atenção a Saúde do Trabalhador (GEAST), prefeitura de Olinda, SINDSPREV e UNIAPS. As falas de aberturam enfatizaram a importância da temática e a necessidade de avançar na identificação da relação entre o trabalho e a saúde mental. 

Ana Lúcia Queiroz psicóloga do CEREST Estadual
O evento ainda contou com a mesa redonda sobre o tema. A mesa foi composta pelo Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (SINTTEL), Rede Vida Viva, Gerência Estadual de Saúde Mental e pelo CEREST Estadual. A representante do SINTTEL, Kaline Sibelly, chamou a atenção para o alarmante número de casos de adoecimento mental dos teleoperadores, conhecidos popularmente como "atendentes de telemarketing". A sindicalista ainda destacou que este grupo de trabalhadores é composto em sua maioria por jovens do sexo feminino e muitos estão em seu primeiro emprego. Já a psicóloga do Cerest Estadual, Ana Lúcia Queiroz, destacou a subnotificação de casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho e a necessidade de qualificação da rede para a identificação e atenção integral desses trabalhadores. A representante da Rede Vida Viva, Lindinere Ferreira enfatizou que o adoecimento mental dos trabalhadores é reflexo da nova organização do trabalho, com ênfase no atendimento de metas, em novas formas de contratação, no avanço das terceirizações e consequentemente na desregulamentação da legislação trabalhista. 

Durante a tarde, a psicóloga Raíza Barros (UNIAPS) facilitou o espaço "Auto cuidado como promoção da Saúde Emocional". Também houve momento para os municípios presentes colocarem as ações em Saúde do Trabalhador que vem sendo desenvolvidas em seus territórios e a apresentação de necessidades e propostas a serem desenvolvidas a partir dos elementos trazidos nos debates. As falas foram em torno da necessidade de fortalecer a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no território da I Geres, ressaltando a atuação intra e intersetorial para o desenvolvimento das ações. Como encaminhamento as vigilâncias construirão um plano de ação com foco em ações em Saúde do Trabalhador.

Estiveram presentes, além dos orgãos supracitados, representantes de 16 municípios que compõe a I Geres, além do  representantes do movimento sindical e estudantes de graduação e pós graduação.  

A temática abordada no fórum é de extrema relevância, uma vez que os transtornos mentais foram a terceira maior causa de afastamento do trabalho nos últimos quatro anos. As informações referem-se ao trabalhadores do mercado formal. Na saúde, os transtornos mentais que se relacionam ao trabalho são de notificação em unidades sentinelas como preconizado na Portaria nº205/16. São considerados trabalhadores formais e informais nas notificações. Segundo dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) no estado de Pernambuco foram notificados 650 casos de transtorno mental relacionado ao trabalho entre os anos de 2007 e 2018.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...