No dia 24 de maio foi realizada formação sobre a notificação dos Acidentes de Trabalho Graves (ATG). O ATG é um agravo de notificação compulsória imediatada, ou seja, os casos devem ser notificados em até 24 horas após sua ocorrência.
A formação foi realizada em parceria com a I Gerência Regional de Saúde (GERES) e teve como público alvo setores da Vigilância em Saúde dos municípios que compõem a I GERES. Ainda contou com a presença dos CEREST Regionais Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho.
O objetivo geral da formação foi dialogar sobre o conceito, a ocorrência e notificação dos casos de ATG. Apesar do crescimento no número de notificações nos últimos anos, a subnotificação de casos é um nó critico que precisa ser enfrentado.
O espaço foi divido em dois momentos: inicialmente foi feita uma exposição dialogada com os participantes para caracterizar o conceito de acidente de trabalho, diferenciar a notificação do ATG da abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e sanar dúvidas acerca do encaminhamento e das ações que podem ser desenvolvidas a partir da notificação. Em seguida, foi realizado um exercício prático para discutir possíveis casos de notificação e os pontos na ficha de notificação que geram mais dúvidas. Por fim, foram elaboradas estratégias que possibilitem uma melhor identificação dos casos de Acidentes de Trabalho Graves pelos serviços de saúde.
A formação também será realizada nas outras GERES que compõe o estado de Pernambuco. A estratégia faz parte do planejamento do CEREST Estadual Pernambuco para o ano de 2018.
*Acesse alguns materiais disponibilizados para os participantes da formação:
1) Critérios de notificação do Acidente de Trabalho Grave clique aqui;
2) Instrutivo para a notificação do Acidente de Trabalho Grave clique aqui.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário