18 de mai. de 2018

Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Turma Agreste

Nos dias 8, 9 e 10 de maio, aconteceu o segundo módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Turma Agreste. O curso é uma realização da Gerência Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador (GEAST) e Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (CEREST-PE), em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). Dessa vez, as aulas do curso ocorrem na Universidade de Pernambuco (UPE) polo Garanhuns, tendo como público alvo os profissionais de saúde dos Cerest regionais de Caruaru, Palmares e Goiana; da III, V, VI, VII e X Geres; vigilância epidemiológica hospitalar do Hospital Regional Dom Moura; para os municípios de Garanhuns e Caruaru e para a CISTT Goiana.

O primeiro módulo do curso ocorreu nos dias 2, 4 e 5 de abril e abordou a interrelação saúde, ambiente e trabalho, os princípios e diretrizes do SUS e da saúde do trabalhador, e os Sistemas de Informações em Saúde, com atividade em sala de aula sobre o manejo do TabWin.

Como atividade prática, os grupos tiveram que optar entre construir um boletim epidemiológico sobre os agravos e doenças relacionadas ao trabalho ou um perfil produtivo do território de abrangência dos serviços de saúde dos participantes do curso.


 


O segundo módulo abordou a vigilância e a promoção da saúde em ambientes de trabalho, as ferramentas para análise e caracterização de ambientes de trabalho e a investigação de acidentes de trabalho. Foram convidados os sindicatos dos Empregados no Comérico de Garanhuns (Sindec-Gus) e o Sindicato Intermunicipal dos Empregados nas Empresas de Supermercados e Similares de Pernambuco (Sessepe) que auxiliaram os estudantes na atividade de construção de um mapa de risco e um inventário de um serviço fictício desses segmentos. As opções de atividade prática desse módulo foram:  se reunir com um(a) representante do movimento sindical de seu território para aplicar pelo menos três ferramentas/técnicas que utilizadas em uma ação de Vigilância em Saúde do Trabalhador ou identificar um acidente de trabalho que tenha ocorrido em seu território no ano de 2018 para, em seguida, acionar a vigilância epidemiológica para notificar o caso, prestando as orientações para o correto preenchimento da ficha.

 


O III módulo do curso está programado para o mês de junho de 2018 e tem como conteúdo programático o eixo educação, controle social e  a saúde do trabalhador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...