7 de mai. de 2018

Cerest Estadual Pernambuco realiza ação sobre o Abril Verde

No dia 3 de maio foi realizada atividade em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Pernambuco - MARRETA e o Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador Recife (NAST). A atividade foi desenvolvida em um canteiro de obra localizado no bairro de Santo Amaro na capital pernambucana e abrangeu cerca de 80 trabalhadores, organizada como uma ação referente ao Abril Verde, mês de prevenção aos acidentes de trabalho.

De acordo com dados do SINAN, o setor da construção civil é o segundo que mais possui acidentes de trabalho graves em nosso estado. De 2015 a abril de 2018 foram notificados 471 casos de ocupações relativas a construção civil. Por isso, é necessário pensar em ações que visem alterar o  alarmante cenário do setor. 


Os objetivos centrais da ação foram: realizar o diálogo sobre os acidentes de trabalho graves e doenças de notificação sentinela, como a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) e as Dermatoses Ocupacionais; e dialogar acerca das medidas de prevenção e as ações que devem ser tomadas em caso de acidente e/ou doenças relacionadas ao trabalho. 

As atividades foram desenvolvidas em dois momentos: inicialmente os trabalhadores se reuniram em grupos e descreveram os riscos ocupacionais do seu ambiente de trabalho. Neste momento, houve diálogo sobre as medidas de prevenção, com ênfase nas medidas de proteção coletiva. No segundo momento, foram enfatizados os serviços e instrumentos de atenção a saúde dos trabalhadores, como a Comunicação de Acidentes de Trabalho - CAT, a ficha de notificação no SINAN e os serviços de assistência a saúde dos trabalhadores, como os Centros de Referência Especializados em Saúde do Trabalhor - CRESAT e os NAST. 

A realização de atividades em parceria com o Movimento Sindical é uma das diretrizes da Saúde do Trabalhador, que deve buscar os conhecimentos oriundos do saber operário para o entendimento da organização dos ambientes de trabalho e o desenvolvimento de ações de intervenção nos mesmos. A ação também lembrou o dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, data instituída internacionalmente. 



Foram distribuídos materiais sobre os acidentes de trabalho graves, a cartilha (foto) desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério Publico do Trabalho sobre o Abril Verde, preservativos masculinos e femininos e materiais que tratavam da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).


*para download da cartilha desenvolvida pelo MPT sobre o Abril Verde, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...