 |
panfleto nacionalmente utilizado em 2018 |
Hoje (12/06) foram realizadas várias atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. As atividades foram organizadas por instituições que compõem o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (FEPETIPE). A ação deste ano teve a temática: "Trabalho Infantil Adoece e Mata: Proteja a Vida e a Saúde".
 |
Apoiadores do CEREST Estadual realizam a atividade |
O CEREST Estadual Pernambuco participa ativamente da construção do FEPETIPE. Neste ano o CEREST organizou atividade na Escola Municipal Poeta Joaquim Cardozo localizada no bairro da Macaxeira. A ação foi desenvolvida com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental e teve como objetivo dialogar com os estudantes sobre as causas e consequências do trabalho infantil e os direitos da criança e do adolescente.
 |
"Árvores dos Problemas" |
As crianças e adolescentes estão constantemente expostos aos perigos do trabalho infantil, que podem prejudicar seu desenvolvimento e até mesmo causar acidentes e óbitos relacionados ao trabalho. Só em relação aos acidentes de trabalho graves foram notificados em no
 |
Kit distribuído para os estudantes. |
sso estado 47 casos de acidentes com crianças e adolescentes, no ano de 2017. Sabe-se que existe grande subnotificação. Os acidentes de trabalho grave são agravos de notificação compulsória imediata, nos casos que crianças e adolescente são acometidos deve-se notificar qualquer acidente de trabalho, independente de sua gravidade.
Assim, organizar ações que visem o combate ao trabalho infantil são fundamentais para ampliar a identificação dos casos na atuação intersetorial com objetivo de prevenir e promover à saúde das crianças e adolescentes.
Para acessar materiais disponibilizados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre o trabalho infantil
clique aqui 1
2,
3. Alguns destes materiais foram disponibilizados para as crianças que participaram da ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário