28 de jan. de 2026

28 de Janeiro: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Mais do que uma data no calendário, o 28 de janeiro é um lembrete urgente: A escravidão ainda existe!

Ela se esconde em lavouras, oficinas de costura, construções e em outros locais do país, vestida com novas roupagens, mas mantendo a mesma essência de desumanização: jornadas exaustivas, condições degradantes, servidão por dívida e cerceamento da liberdade.

Nós que fazemos parte da Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VISAT), reforçamos que o trabalho escravo contemporâneo é também uma grave questão de saúde pública e ocupacional. Os trabalhadores submetidos a essas situações enfrentam riscos físicos e psicológicos extremos: acidentes sem proteção, exposição a agrotóxicos sem equipamento adequado, doenças musculoesqueléticas pela sobrecarga, distúrbios mentais e traumas profundos pela privação de direitos básicos!





A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (STT) é incompatível com a exploração que rouba a dignidade e a vida. Combater essa prática é:

- Exigir ações de inspeção eficazes e a responsabilização dos culpados;

- Fortalecer redes de proteção e canais de denúncia, como o Disque 100;

- Promover trabalho digno, com segurança, saúde e respeito.

Neste dia, honramos a memória dos auditores-fiscais Nelson José da Silva, João Batista Soares Lage e Eratóstenes de Almeida Gonsalves, assassinados em 2004 enquanto investigavam denúncias de trabalho escravo. Sua luta nos inspira a não nos calarmos. A Saúde no Trabalho começa com liberdade. Denuncie! Engaje-se. 

Pela erradicação do trabalho escravo e por um futuro onde o trabalho dignifique a vida humana.

Webinário Transtornos Mentais relacionados ao Trabalho🧠💼

Temos um convite especial, pra você sobre a temática de: Transtornos Mentais relacionados ao Trabalho🧠💼     🧠Os transtornos mentais re...