Entre os dias 02 e 04 de setembro foi realizada, em Garanhuns, a 2ª Unidade de Aprendizagem do Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Turma Agreste de Pernambuco. Esta Unidade teve como temática central as discussões sobre a Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT) e a Análise de Acidentes de Trabalho.
Desta Unidade, participaram 36 profissionais das seguintes Gerências Regionais de Saúde (Geres): III Geres (Palmares); IV Geres (Caruaru); V Geres (Garanhuns); VI Geres (Arcoverde) e X Geres (Afogados da Ingazeira). Estavam presentes representações dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); das Vigilâncias em Saúde dos municípios; das referências técnicas em saúde do trabalhador e da trabalhadora das Geres e das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT).
Durante os três dias as aulas e discussões foram conduzidas por Paulo Lira, Gerente da Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco; pelo Prof. Dr. Ildeberto Muniz da Faculdade de Medicina de Botucatu (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP) e pela Profª. Drª. Fátima Rangel do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Fiocruz/RJ).
| Prof. Ildeberto Muniz (Pará) ministra aula sobre análise de acidentes de trabalho |
Durante o momento presencial da Unidade 2, os grupos reuniram-se para discutir e refletir a partir de estudos de caso sobre a Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT) e os acidentes de trabalho. Como atividade de dispersão, os(as) cursistas deverão realizar em equipe ações de VAPT; alguns grupos realizarão inspeções sanitárias programadas em saúde do trabalhador, a partir da necessidade do território, já os outros outros grupos farão a investigação de acidente de trabalho, a partir de casos já notificados.
| UAII abordou aspectos da Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho |
O próximo módulo do curso, que ocorrerá de 30 desetembro a 02 de outubro, terá como temática: Controle Social, Educação e Comunicação em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.