11 de jan. de 2021

Cerest Estadual realiza ação com trabalhadores de aplicativos

 


O Cerest Estadual Pernambuco em parceria com o Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes da 6ª Região (Getrin 6), realizou a entrega de kits com máscaras e garrafas para trabalhadores de aplicativos, com foco em entregadores e motoristas. Os materiais foram produzidos pelo Getrin 6 e encaminhados ao Cerest Estadual para realização da atividade. 

A ação foi realizada durante o mês de dezembro de 2020, e foram priorizados locais de maior circulação desses trabalhadores nos municípios de Olinda e Recife. Ao todo foram distribuidas mais de 700 máscaras e garrafas. Associado a distribuição dos materiais, os(as) técnicos(as) do Cerest Estadual puderam diaologar com os trabalhadores sobre medidas de proteção em relaçao a pandemia da Covid-19. 

Ainda está propagamado para 2021 o desenvolvimento de ações para essa categoria específica, visto o seu crescimento e a vulnerabilidade social em que maioria destes trabalhadores se encontram. 


Contexto

De acordo com matéria publicada no portal da BBC o número de trabalhadores de aplicativo (entregadores e motoristas) cresceu expressivamente durante a apandemia, taxa de crescimento de 158% quando comparado o primeiro semestre de 2019 com o de 2020. Ainda segundo a reportagem, esse aumento foi acompanhado pela diminuição na renda e aumento na duração das jornadas de trabalho que podem chegar a 64h semanais. 

Segundo questionário* aplicado pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp (Cesit - Unicamp), 57,7% dos entrevistados afirmaram não receber nenhum apoio das empresas com finalidade de diminuir os riscos de contaminação pela Covid-19 durante a realização dos seu trabalho. Além disso, 83% afirmou sentir medo de ser contaminado durante o trabalho. 

Os dados só evidenciam a necessidade de ações intersetoriais que foquem na saúde e segurança destes trabalhadores. 


*Questionário aplicado para entregadores cadastrados em aplicativos nos municípios de São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Curitiba. A pesquisa foi realizada de 13 a 27 de abril de 2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...