16 de mai. de 2019

NASST do Hospital Otávio de Freitas realiza atividade comemorativa


Por José Edson Sobrinho - Enfermeiro do Trabalho do NASST - Hospital Otávio de Freitas

        
O Núcleo de Assistência à Saúde  e Segurança do Trabalhador (NASST), vem se consolidando e destacando-se a cada dia como um ponto de referência para os funcionários do Hospital Otávio de Freitas, no que tange a orientação ,assistência e acompanhamento ao trabalhador da saúde. O intuito do NASST, é  atuar de forma equânime, buscando a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos nossos servidores, por meio de  ações que visem melhorar as atividades laborais dos trabalhadores de modo geral.
      Para tal, iniciamos com a elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais -PPRA em seguida com o Serviço de Saúde Ocupacional SSO, estabelecidos respectivamente pela Normas Regulamentadoras 7 e 9 que visam promover e preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores em decorrência de riscos que venham a existir no ambiente de trabalho.
           O intuito da criação do NASST surgiu a partir da necessidade de apoiar e assistir  os servidores desta unidade hospitalar, considerando o exposto na Lei 8.080 de 19 de Setembro de 1990 e o alinhamento com a Politica Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, instituída por meio do Decreto nº 7.602 de 07 de novembro de 2011, isto é, "Cuidar de quem cuida”.
               O NASST é um setor onde os funcionários são acolhidos em suas necessidades laborais, inclusive são realizadas ações de saúde como: atualização da caderneta de vacinação e orientação; notificações de acidentes de trabalho com risco biológico com adesão ao fluxograma interno, onde todo profissional acidentado, realiza no próprio hospital a Profilaxia Pós-Exposição (PEP); Educação Permanente em Saúde, Treinamentos e outros encaminhamentos.
             Neste mês de maio, em comemoração ao "Dia do Trabalhador", realizamos em 14 de Maio de 2019, ultima terça-feira, uma atividade histórica para uma unidade pública de saúde. Os trabalhadores com maior tempo de serviço foram homenageados, e o NASST fez a entrega de "Certificado de Agradecimento" a vários profissionais de diversas categorias incluindo: médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogo, maqueiro, farmacêutico e etc.
            

No evento estavam presentes vários órgãos e segmentos, a SES, GVSAT, I GERES , CEREST Recife e o Sindicato SATENPE além dos profissionais que atuam no Hospital Otávio de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...