20 de mai. de 2019

8º Ciclo de Debates da Vigilância em Saúde: O Trabalho Infantil e a Vigilância em Saúde

Foi realizada no dia 17 de maio de 2019 a 8ª edição do Ciclo de Debates da Vigilância em Saúde, que teve como tema O Trabalho Infantil e a Vigilância em Saúde. 

Compareceram ao auditório da Secretaria Estadual de Saúde cerca de 100 pessoas. O público foi composto por profissionais da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), dos Cerest regionais do Cabo de Santo Agostinho e do Recife, da I Gerência Regional de Saúde da SES-PE, da Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps) da SES-PE, do Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (CRESAT) do Hospital da Restauração, da vigilância em saúde dos municípios de Camaragibe e Recife, do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social e de instituições de ensino, como a Unicap.

A abertura do evento contou com a apresentação das crianças atendidas pela Organização de Auxílio Fraterno do Recife (OAF) e com a fala da Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Luciana Albuquerque. Em seguida, houve a formação da mesa comandada por Ana Lúcia Queiroz, apoiadora de vigilância em saúde do trabalhador do Cerest Estadual.

O primeiro debatedor, Leonidas Leal, Coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) estadual, trouxe um resgate histórico do trabalho infantil na sociedade e as ações estratégicas para o enfrentamento da problemática. A segunda apresentação foi realizada por Renata Vieira, apoiadora de vigilância em saúde da Coordenação de Vigilância de Acidentes e Violência (SEVS/SES-PE), que abordou a notificação da Violência Interpessoal/Autoprovocada e mostrou um panorama dos dados sobre o trabalho infantil em Pernambuco. A terceira e última apresentação foi feita por Helena Nascimento, apoiadora de vigilância em saúde do trabalhador do Cerest Estadual que trouxe o perfil das notificações dos acidentes de trabalho com crianças e adolescente em Pernambuco e as atividades realizadas pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (GVSAT/SES-PE) e pelo Cerest Estadual de Pernambuco nos últimos três anos.

O evento fez parte das atividades da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (GVSAT/SES-PE) e o do CEREST-PE em alusão ao dia 18 de maio, dedicado ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que está entre as piores formas de trabalho infantil, e pela proximidade do dia 12 de junho, data escolhida para ser o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil. O Ciclo de Debates da Vigilância em Saúde é uma iniciativa da Gerência de Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde de Pernambuco (GMAVS-PE). 

 Grupo cultural da OAF do Recife

Luciana Albuquerque, Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE

 Leonidas Leal, Coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Estadual

 Renata Vieira, Vigilância de Acidentes e Violência (SEVS/SES-PE)

 Helena Nascimento, Cerest Estadual

Ana Lúcia Queiroz, Cerest Estadual

 Equipe GVSAT/SES-PE, Cerest Estadual


 Para baixar o Informe de acidentes de trabalho em crianças e adolescentes 2018, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...