31 de out. de 2017

III módulo presencial do I Curso de Aperfeiçoamento em Visat foi realizado em Petrolina

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro foi realizada na UPE, campus Petrolina,  o III módulo presencial do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador. Neste módulo, trabalhamos aspectos relacionados ao movimento sindical e a luta pela saúde, o controle social e sua relação com a saúde do trabalhador, o planejamento de ações voltadas para os polos produtivos da fruticultura e polo gesseiro e a importância da articulação intrasetorial e intersetorial, entre Sindicatos, Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Ambiental. Por fim, os estudantes discutiram sobre as concepções, aspectos históricos e aplicação a realidade da educação continuada em saúde, educação permanente em saúde e educação popular em saúde. 



As propostas de atividade de dispersão do módulo serão construídas baseadas nos princípios da Educação Permanente e Educação Popular em Saúde e serão realizadas em parceria com o movimento sindical do território de atuação de cada grupo. O curso de aperfeiçoamento em Visat é uma iniciativa do Cerest Estadual em parceria com a Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco - Esppe, e tem suas turmas compostas por trabalhadores das vigilâncias, Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador das Geres, representantes do Controle Social e trabalhadores dos Cerest Regionais de Ouricuri e Petrolina. 


curso  está sendo fundamentado na educação permanente. Essa abordagem proporcionará que os profissionais possam, ao mesmo tempo, apresentar novos saberes e problematizar o conhecimento já existente sobre seu exercício profissional, assim como a melhoria constante de sua atividade e do serviço prestado pela sua instituição enquanto política pública de saúde. A metodologia utilizada será baseada na problematização, buscando desenvolver um olhar crítico sobre o cotidiano da gestão da saúde do trabalhador no âmbito do SUS, por meio da apresentação de conteúdos e problemas que deverão ser discutidos e resolvidos ao longo do curso.

O último módulo do curso será realizado no mês de dezembro, onde os trabalhadores e trabalhadoras apresentarão o trabalho de conclusão de curso, baseado nas atividades de dispersão realizadas em seus territórios. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...