1 de dez. de 2010

Rede Estadual de Saúde do Trabalhador promove Seminário sobre Saúde Mental e Trabalho

O conceito de saúde mental deve envolver o homem no seu todo biopsicossocial, o contexto social em que está inserido assim como a fase de desenvolvimento em que se encontra.
O trabalho, enquanto fonte de sustento e realização pessoal é propulsor de saúde do trabalhador, entretanto, a falta dele, a insatisfação e a execução de atividades laborais alienantes poderão gerar ou desencadear no trabalhador um processo de adoecimento físico e/ou mental.
É preciso que o trabalhador abra brechas no seu dia a dia nas quais possa compartilhar angústias, aliviar as tensões, ampliar as relações afetivas e convivência e dar espaços para sensações.
Com o intuito de fomentar ações intersetoriais das políticas públicas, tendo em vista a atenção à saúde do trabalhador com foco na promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e readaptação no campo da saúde mental, o Movimento 28 de abril em parceria com diversas instituições (Gerência Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador – GEAST/SES, CERESTs Regionais de Pernambuco, Fundacentro-Ministério do Trabalho e Emprego, CUT Pernambuco, Fundação Joaquim Nabuco, CERESTs Regionais/PE, Sindicato dos Bancários/PE, SIMEPE e Sindsprev/PE) estarão promovendo, a partir de hoje e até sexta, o Seminário Pernambucano sobre Saúde Mental e Trabalho.
O Seminário é dirigido para pesquisadores e estudiosos do campo da saúde mental e trabalho, profissionais que atuam na área de gestão de pessoas, de segurança e saúde no trabalho, dirigentes sindicais, membros do controle social e de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e demais interessados pela temática.
Dentre os temas que serão discutidos estão questões relativas à violência no trabalho, assédio moral, precarização do trabalho e políticas públicas.
A inscrição é um quilo de alimento não perecível e ainda pode ser feita através do email: eventos@fundacentro-pe.gov.br.


Serviço:

Seminário Pernambucano sobre Saúde Mental e Trabalho
Data: 1, 2 e 3 de dezembro de 2010
Local: Auditório do Sindsprev – Rua Marques Amorim, 174, Ilha do Leite – Recife – PE
Inscrições: eventos@fundacentro-pe.gov.br e no local
Para confirmar a inscrição é preciso levar um kilo de alimento não perecível

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...