28 de nov. de 2010

Técnicos dos CERESTs conhecem SINAN


Os técnicos dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador passaram os últimos três dias reunidos na Oficina Continuada em Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan-Net), no Hotel Canarius, em Boa Viagem. O objetivo é capacitar os profissionais a utilizar o sistema on-line, para operacionalizar e analisar a qualidade e a quantificação das informações referentes aos problemas de saúde relacionados aos trabalhadores.

“Os 11 agravos precisam ser notificados. Nesta oficina, estamos explicando os protocolos e ensinando o preenchimento do sistema. Estão participando técnicos dos oito Cerests regionais e do Cerest Estadual, que vão ser multiplicadores em suas regiões”, frisou a gerente estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Andréa Lagreca.

CEREST – Os Centros atuam reunindo as informações obtidas pelas Unidades Sentinelas com o objetivo de criar um perfil dos principais acidentes e agravos que acometem os trabalhadores. O Cerest também tem como função formar as equipes de retaguarda multiplicadora da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Renast) para programação das atividades nos municípios de abrangência.

AGRO – A Gerência de Saúde do Trabalhador também está participando do Fórum de Combate ao Agrotóxico, na sede do Fundacentro, no bairro de Campo Grande. A pasta, juntamente com o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), registrará um termo de ajuste e conduta junto ao Ministério Público (MP) para analisar a contaminação de agrotóxico em plantações de Camucim de São Félix e Guaraci. “O Lacen disponibilizou os kits para o diagnóstico das intoxicações exógenas. Com isso, vamos identificar que tipo de contaminação está ocorrendo nessas zonas rurais”, afirmou Andrea Lagreca.

da Assessoria da Secretaria Estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...