18 de nov. de 2010

Saúde auditiva do trabalhador: inscrições até 20 de novembro


As inscrições para a III Oficina em Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde Auditiva do Trabalhador vão até o dia 20 de novembro. O evento será realizado entre os dias 25 e 26 de novembro, na ENSP. A oficina, fruto de uma parceria entre o Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Rio de Janeiro (Cerest/Sesdec), tem por objetivo dar continuidade ao espaço de intercâmbio de informações e de disseminação das ideias gestoras na busca pela construção de diretrizes para a saúde auditiva do trabalhador. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico até o dia 20 de novembro.

Segundo a coordenadora do Serviço de Audiologia do Cesteh, a fonoaudióloga Márcia Soalheiro, a temática Vigilância em Saúde Auditiva foi escolhida para ampliar o foco de atenção, alertando sobre a necessidade de construção de indicadores ocupacionais e ambientais, seguindo as propostas elaboradas para a construção da Política Nacional de Saúde do Trabalhador. Márcia destacou também que, para a realização do evento, as fonoaudiólogas do Cerest, Fernanda Torres e Cláudia D'Oliveira, tiveram participação fundamental na elaboração e desenvolvimento da oficina.

Como eixo central, será proposta a discussão de temas que busquem estratégias para a gestão do controle do ruído e de substâncias ototóxicas nos ambientes de trabalho. "Para isso, foram convidados representantes institucionais que desempenham papéis relevantes e estratégicos para a saúde auditiva do trabalhador", informou a coordenadora.

A fonoaudióloga explicou que os últimos dados apurados indicam uma enorme subnotificação de perda auditiva relacionada ao trabalho em todo o território nacional. "Em 2007, apenas 80 casos foram notificados. Esse número não representa a realidade e inviabiliza a avaliação de políticas públicas, planos e programas de saúde que possam subsidiar tomadas de decisões para a melhora da saúde do trabalhador". Márcia explicou ainda que a oficina pretende dar continuidade ao trabalho realizado nos eventos anteriores buscando a construção de diretrizes para a saúde auditiva do trabalhador.

Serviço:
Informações:
auditiva@ensp.fiocruz.br ou através do telefone (21) 2598-2965.
Inscrições: até 20 de novembro de 2010.
Para acessar o formulário eletrônico de inscrição, clique aqui.
Local: Auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Rua Leopoldo Bulhões 1.480 - Manguinhos - Rio de Janeiro.

Fonte: ENSP, publicada em 17/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...