10 de jun. de 2021

Seminário "O que mudou no mundo trabalho? Trabalhadores do setor de serviços, precarização e a pandemia da Covid-19 ocorreu no dia 09 de junho


                                                 Assista o conteúdo do Seminário no vídeo acima

Na última quarta-feira (09/06) aconteceu o seminário "O que mudou no mundo do trabalho? Trabalhadores do setor de serviços, precarização e a pandemia da Covid-19". O Seminário Virtual foi fruto da articulação entre o Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações do Estado de Pernambuco (Sinttel/PE), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Pernambuco (Cerest Estadual PE) e o Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat) da Fiocruz/PE. Neste seminário contamos com a parceria da Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco (Esppe/SES PE).

O seminário foi iniciado pelo mediador, Maurício Barbosa (Sinttel/PE), que organizou a composição inicial da mesa de abertura formada por: Adriana Guerra, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador; Mariana Olívia ( Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz Pernambuco), Bruno Macêdo (Esppe/SES PE) e Carlos Eduardo Veras (Sinttel/PE). As saudações ressaltaram a importância do caráter intersetorial e interdisciplinar da pesquisa realizada e o necessário retorno das informações produzidas para os trabalhadores e trabalhadoras do setor. Também foi destacado a importância dessas informações para a articulação de ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). 

Após a mesa de abertura, houve a intervenção artística da poetisa e cordelista Susana Morais (Sindicato do Bancários/PE). Susana abrilhantou o espaço com intervenções poéticas entre os paineis de debate durante todo o seminário. Em uma de suas intevenções destacou o clamor contemporâneo da classe trabalhadora "Vacina no braço, comida no prato!". 

O primeiro painel temático contou com a presença da Profª Drª Luci Praun, do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Acre. Intitulado de "Mudanças contemporâneas no mundo do trabalho, impactos da pandemia e a saúde dos trabalhadores", Luci ressaltou as principais mudanças ocasionadas no mundo do trabalho, sobretudo no período pós década de 1970, enfatizando o processo de reestruturação produtiva e os impactos da precarização do trabalho na organização e na saúde dos trabalhadores. A professora ainda destacou como parte recente deste processo o desmonte na legislação trabalhista, com a aprovação da reforma trabalhista e o projeto de emenda constitucional da reforma administrativa, que ataca diretamente direitos dos servidores públicos. 

Em seguida, foi apresentado pelo diretor do Sinttel/PE, Carlos Eduardo Veras, o painel temático "Atuação Sindical na pandemia da Covid-19" . Carlos Eduardo enfatizou as principais ações que estão sendo desenvolvidas pelo Sinttel durante o período da pandemia, como: atuação conjunta com orgãos públicos na inspeção dos locais de trabalho e garantia da adoção de protocolo de prevenção a Covid-19 no locais de trabalho considerados essenciais, como os call centers; assessoramento jurídico aos trabalhadores das telecomunicações; estabelecimento de acordos e covenções coletivas que contemplem cláusulas referentes a pandemia da Covid-19, entre outras. Eduardo ainda pontou a necessidade de aproximação do sindicato e sua base para o fortalecimento das pautas gerais e específicas da categoria. 

O último painel temático "Interfaces entre o trabalho e o desgaste mental em trabalhadores das telecomunicações", apresentado pela psicóloga sanitarista, Cássia Príncipe, abordou os resultados da 3ª etapa da pesquisa "Perfil das condições de vida, trabalho e de adoecimento dos trabalhadores do setor de telecomunicações do estado de Pernambuco". Na terceira etapa os trabalhadores da engenharia e gestão de vendas foram contemplados pelo estudo. 

Cássia apresentou dados referentes ao desgaste mental dos trabalhadores desse setor. Inseridos no processo de resstruturação produtiva estes trabalhadores acabam por vivenciar inúmeras mudanças no mundo do trabalho, que passaram pelas privatizações das empresas estatais de telecomunicação a mecanismo de gestão baseados no "stress". A psicóloga ressaltou como estes processos sociais articulam-se com queixas e sintomas biopsísicos apresentados pelos trabalhadores, que vão desde o cansaço recorrente a expressões mais evidentes como a sindrome de burnout. 

O seminário encerra um ciclo iniciado em 2017 com a pesquisa com foco nos trabalhadores de call centers. Também foram contemplados na pesquisa os trabalhadores do setor de manutenção de redes. A pesquisa gerou trabalhos de conclusão de residência, artigos publicados, relatórios técnicos com informações acerca das condições de vida, saúde e trabalho dos trabalhadores das telecomunicações. As informações podem subsidiar a ação intersetorial da Visat, bem como auxiliar o sindicato e os trabalhadores na organização e luta por melhores condições de vida e trabalho. 

Os materiais apresentados nesta terceira etapa estão disponíveis para download abaixo. Também disponibilizamos alguns artigos da Profª Luci Praun que podem ajudar na aprofundamento das questões abordadas no seminário. 

Artigos:

Antunes, R. Praun, L. A sociedade dos adoecimentos no trabalho - clique aqui

Praun, L. A espiral da destruição: legado neoliberal, pandemia e preacarização do trabalho - clique aqui

Praun, L. Sociedade, trabalho e sentido da vida: se fere nossa existência, seremos mais que resistência - clique aqui 

Apresentação:

 "Interfaces entre o trabalho e o desgaste mental em trabalhadores das telecomunicações" - Cássia Principe. - clique aqui 

2 comentários:

  1. Bom dia, sobre o certificado de participação, onde posso obter informações?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Daniele, tudo bem? Os links para download dos certificados serão encaminhados em breve para o e-mail cadastrado na lista de confirmação de presença.

    ResponderExcluir

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...