24 de mai. de 2019

I Geres promove o VI Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador(a)


Mesa de Abertura do evento
Na última quinta-feira (23/05), ocorreu a VI edição do Fórum Intersetorial de Saúde do trabalhador, promovido pela I Gerência Regional de Saúde e em parceria com os Cerest Estadual, Regionais Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Recife e representações do controle social. Neste ano foram abordados os acidentes de trabalho com exposição à material biológico. 

A mesa de abertura contou com representantes da I Geres, Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador e representante do Controle Social. O evento teve as seguintes mesas temáticas: Mesa 1: Acidentes com Exposição à Material Biológico - facilitada pelo Dr. Flávio Henrique de Holanda Lins - especialista em Medicina do Trabalho e Médico do Hospital Correia Picanço (HCP); Mesa 2: Situação Epidemiológica dos Acidentes de Trabalho com Exposição à Material Biológico, facilitada por Erika Silva - Apoiadora da Vigilância em Saúde da I Geres; Mesa 3: Profilaxia Pós-Exposição (PEP): a prevenção combinada das IST/Aids na Saúde do Trabalhador, facilitada por Jonantan Willian Barros - Enfermeiro Sanitarista. 

Mesa temática 1
Na primeira mesa foram abordados aspectos relacionados a prevenção do acidente de trabalho com exposição à material biológico, enfatizando os aspectos legais presentes na Norma Regulamentadora 32 (para acessa-lá clique aqui), os dispositivos de segurança coletivos e individuais, os riscos presentes no ambiente de trabalho, a caracterização dos agravos e a incidência de casos no HCP, bem  como os riscos de infecção pelos agravos (HIV e HV) e o protocolo definido pelo Ministério da Saúde na profilaxia pós-exposição para HIV (PEP) e acompanhamento dos casos por até 6 meses. 
O HCP é o maior notificador de casos de acidentes com exposição a material biológico com 9.838 casos, no período de 2007 a 2018. Em 2019 já foram 460 casos notificados por este hospital, o que corresponde a 81% das notificações realizadas em Recife  e 54% das notificações do estado de Pernambuco. 

Mesa temática 2

Na segunda palestra, facilitada por Erika Silva, foi apresentado a situação epidemiológica dos acidentes de trabalho com exposição a material biológico da primeira regional de saúde. Os principais aspectos ressaltados pela palestrante foram relacionados a exposição ocorrer mais em pessoas do sexo feminino, com a categoria dos técnicos de enfermagem, com exposição percutânea. Ainda enfatizou a respeito do acompanhamento dos casos, uma vez que o preenchimento do campo evolução tem elevado números de brancos e ignorados. 

Mesa temática 3

No terceiro momento, o coordenador de prevenções do programa IST/Aids, Jonatan Barros, apresentou a rede de testagem e aconselhamento do estado de Pernambuco e ainda abordou sobre a quimioprofilaxia e os protocolos pós-exposição de acidentes com materiais com exposição a materiais biológicos, violência sexual e enfermidades sexualmente transmissíveis.

O acidente de trabalho com exposição a material biológico é um agravo de notificação compulsória para toda rede de saúde, seja pública ou privada. Em 2017, casos suspeitos de exposição ocupacional para  tétano, brucelose, raiva, tuberculose, H1N1, Febre do Nilo, entre outros passam também a serem notificados juntamente ao HIV e HV no Sinan. Para mais informações acesse o guia de vigilância em saúde (página 705 a 710), clique aqui para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...