21 de mai. de 2019

Cerest Estadual realiza formação para trabalhadores da recepção do Hospital da Restauração

Nos dias 15 e 16 de maio, o Cerest Estadual em parceria com o Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador - Cresat do Hospital da Restauração realizaram formação sobre os agravos universais em saúde do trabalhador, para os profissionais da recepção e classificação de risco da unidade.


As formações aconteceram nos turnos da manhã e noite e tiveram como objetivo qualificar os trabalhadores para identificação desses agravos. Foi trabalhado com  as equipes os agravos de Acidente de Trabalho Grave, Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico e Intoxicação Exógena.

A metodologia utilizada na formação foi a roda de conversa que possibilitou a troca de conhecimento e a identificação dos principais entraves para a notificação dos agravos pelos recepcionistas e os profissionais da classificação de risco.

A capacitação foi de suma importância para junto ao Cresat a unidade realizar notificações de forma oportuna possibilitando ampliar o numero de casos encontrados e consequentemente reduzir as subnotificações dos casos. Além disso alguns entraves foram identificados, como por exemplo, a ausência de codificações especificas para os acidentes de trabalho com exposição a material biológico e o fluxo realizado a partir de um acidente deste tipo.
Como encaminhamento será visto a possibilidade de inclusão de códigos para serem utilizados pelas recepções e classificação de risco, assim como a pactuação do fluxo dos acidentes com exposição a material biológico com os demais atores da unidade.

A partir dessa iniciativa espera-se a ampliação e qualificação das notificações para os agravos relacionados ao trabalho. A notificação é importante para tomada de ações, seja na construção de perfil epidemiológico ou no planejamento das ações em Vigilância em Saúde do Trabalhador - Visat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...