O estado de Pernambuco tem oficialmente um novo Cerest Regional, no dia 11 de dezembro, foi publicada a Portaria GM/MS Nº 9.296 que "Habilita o Município de Serra Talhada (PE) a receber, em parcela única, o incentivo para implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)".
A habilitação foi articulada com o Ministério da Saúde e é fruto de diálogos e pactuações realizadas em Pernambuco com o controle social, gestores de Cerest e Secretários Municipais de Saúde. Em 2024, foi publicada Resolução CIB/PE 6704/2024, de 27 de junho de 2024, que trata do processo de reorganização da abrangência dos Cerest em Pernambuco.
![]() |
| Reunião entre CGSAT/MS, gestão estadual e novos gestores dos Cerest |
O Cerest Serra Talhada passa a ter como área de abrangência os municípios da XI, X e VII regiões de saúde do Estado, totalizando 29 municípios. No dia 22 de dezembro houve a primeira reunião dos gestores dos novos Cerest com a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, na reunião, foram abordadas as atribuições desses centros e os próximos passos para atesto da habilitação e recebimento do recurso de manutenção desses serviços. Pelo município de Serra Talhada estiveram presentes a Secretária de Saúde, Sra. Lisbeth Rosa e o Gerente de Vigilância em Saúde, Sr. Joel Rita. Representando a gestão estadual estiveram presentes Karla Baêta, Diretora da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, e Paulo Lira, Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Ainda estão previstas a habilitação de 2 novos Cerest para o estado que terão suas sedes nos municípios de Garanhuns e Limoeiro, sedes da V e II Regiões de Saúde.

