Entre os dias 28 de novembro a 03 de dezembro, ocorreu em Brasília o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o tradicional Abrascão, reunindo milhares de profissionais, pesquisadores, gestores comprometidos com a construção do SUS e com o fortalecimento das políticas de saúde no país. O evento, que é uma das maiores referências da saúde coletiva brasileira, proporcionou um amplo espaço de debates, troca de experiências e compartilhamento de práticas inovadoras.
O CEREST Estadual de Pernambuco marcou presença por meio das trabalhadoras Jadianne Ferreira da Silva e Adriana Guerra Campo, que participaram do 14º Abrascão. A participação de ambas trabalhadoras se deu pela articulação de seus objetos de estudo de mestrado e doutorado e as ações de saúde do trabalhador. A participação foi custeada por meio dos programas de formação da Universidade de Pernambuco (UPE) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), respectivamente. Foram apresentadas contribuições na área de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com destaque para experiências exitosas realizadas no estado, com foco na apresentação de trabalhos relacionados as Inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador, Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho e Ações com Trabalhadores Informais, como entregadores por aplicativos.
![]() |
O 14º Abrascão reafirma o compromisso histórico da Saúde Coletiva em dialogar com os marcadores sociais e políticos que moldam a vida das pessoas. Nesse contexto, e em sintonia com o tema “Democracia, Equidade e Justiça Climática: saúde e os enfrentamentos dos desafios do século 21”, a participação do CEREST-PE destaca a centralidade do debate nacional sobre a saúde do trabalhador. Ao evidenciar o papel estratégico da vigilância em um cenário de crescente precarização, de novas formas de organização laboral e de ampliação das vulnerabilidades, o CEREST-PE reforça a necessidade de fortalecer espaços de discussão sobre os desafios contemporâneos do mundo do trabalho. Sua presença no evento contribui, assim, para a promoção e defesa da saúde dos trabalhadores.
Seguimos firmes no propósito de aprimorar as ações de promoção, proteção, prevenção e vigilância da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras de Pernambuco, fortalecendo o SUS e contribuindo para a construção de ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e justos.
Para acessar os trabalhos intitulados - "Inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador como Fortalecimento da Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT) em Pernambuco" clique aqui e "Vigilância em Saúde do Trabalhador e Informalidade: A Experiencia do Cerest Estadual Pernambuco com Entregadores por Aplicativos" clique aqui.

.jpeg)
.jpeg)