30 de dez. de 2025

O CEREST Pernambuco, deseja a todas e todos um feliz 2026!

💥O Centro de Referência estadual em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Pernambuco, deseja a todas e todos um feliz 2026! 💥


Cerest Estadual participa de inauguração de ponto de apoio exclusivo para entregadoras por aplicativo



Na última segunda-feira (22/12), ocorreu a inauguração do primeiro ponto de apoio sindical destinado exclusivamente às trabalhadoras por aplicativos. O espaço é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores, Empregados e Autônomos de Moto e Bicicleta por Aplicativo do Estado de Pernambuco (Seambape), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), e tem como objetivo oferecer um local seguro e adequado para uso exclusivo de mulheres entregadoras.

No ponto de apoio, as trabalhadoras poderão utilizar banheiros, realizar refeições, carregar o celular e fazer pausas durante a jornada de trabalho. Atualmente, existem outros dois pontos de apoio na cidade — um na zona norte e outro na zona sul —, ambos financiados por plataformas digitais. Nesse sentido, o espaço inaugurado se destaca por ser o primeiro mantido pelo sindicato e com acesso exclusivo para mulheres.

O Cerest Estadual esteve presente na inauguração, representado pela trabalhadora Adriana Guerra. O ponto de apoio começará a funcionar a partir de janeiro de 2026, na própria sede do sindicato, localizada na Rua General José Semeão, nº 41, no bairro da Boa Vista, Recife. O acesso ao espaço será permitido mediante cadastro prévio, realizado diretamente na sede do sindicato."

29 de dez. de 2025

Cerest Estadual participa da reunião do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto (CRPAM) da I Geres

No dia 23 de dezembro de 2025, membros do CEREST Estadual participaram de reunião do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto (CRPAM), realizada na sede da I Gerência Regional de Saúde (I GERES). O encontro teve como objetivo analisar os elevados índices de acidentes de trânsito, especialmente envolvendo motociclistas, na primeira regional de saúde estado de Pernambuco.

Durante a reunião, foram discutidos dados epidemiológicos e fatores de risco associados aos acidentes, bem como estratégias intersetoriais de prevenção, educação no trânsito e fortalecimento das ações de vigilância em saúde. A apoiadora em Visat, Jadianne Ferreira destacou o papel do Comitê Intersetorial de Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho (CEVORT), com ênfase na necessidade de aprimorar a filtragem dos óbitos relacionados ao trabalho, de modo a qualificar as informações e subsidiar análises mais precisas sobre a relação entre acidentes de trânsito e atividades laborais.




Também foi ressaltada a importância da realização de discussões conjuntas entre os setores envolvidos, visando o alinhamento de ações, a construção de estratégias integradas e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à redução da morbimortalidade e à promoção de um trânsito mais seguro para os trabalhadores.

O encontro intersetorial contou com representantes da polícia militar, bombeiro militar, SAMU, agentes de trânsito, representantes dos municípios e da vigilância em saúde, entre outros participantes da primeira GERES.

Ministério da Saúde publica boletim epidemiológico sobre Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho

 Via Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CGSAT)

Foi publicado, na sexta-feira (12/12/2025), o Boletim Epidemiológico com o monitoramento das doenças e agravos relacionados ao trabalho (Dart) de notificação compulsória, elaborado pela Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT/DVSAT/SVSA/MS).

O boletim apresenta a situação epidemiológica da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras no primeiro semestre de 2025, possibilitando respostas mais ágeis e precisas dos serviços de saúde frente ao cenário identificado.
Recomenda-se ampla divulgação para a rede de saúde, assim como para parceiros institucionais, universidades, controle social e movimento sindical e popular.

Acesse o Boletim na íntegra, clicando aqui



23 de dez. de 2025

Pernambuco tem novo Cerest! Publicada Portaria de habilitação do Cerest Serra Talhada


O estado de Pernambuco tem oficialmente um novo Cerest Regional, no dia 11 de dezembro, foi publicada a Portaria GM/MS Nº 9.296 que "Habilita o Município de Serra Talhada (PE) a receber, em parcela única, o incentivo para implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)". 

A habilitação foi articulada com o Ministério da Saúde e é fruto de diálogos e pactuações realizadas em Pernambuco com o controle social, gestores de Cerest e Secretários Municipais de Saúde. Em 2024, foi publicada  Resolução CIB/PE 6704/2024, de 27 de junho de 2024, que trata do processo de reorganização da abrangência dos Cerest em Pernambuco.

Reunião entre CGSAT/MS, gestão estadual e novos gestores dos Cerest


O Cerest Serra Talhada passa a ter como área de abrangência os municípios da XI, X e VII regiões de saúde do Estado, totalizando 29 municípios. No dia 22 de dezembro houve a primeira reunião dos gestores dos novos Cerest com a Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, na reunião, foram abordadas as atribuições desses centros e os próximos passos para atesto da habilitação e recebimento do recurso de manutenção desses serviços. Pelo município de Serra Talhada estiveram presentes a Secretária de Saúde, Sra. Lisbeth Rosa e o Gerente de Vigilância em Saúde, Sr. Joel Rita. Representando a gestão estadual estiveram presentes Karla Baêta, Diretora da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, e Paulo Lira, Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador. 

Ainda estão previstas a habilitação de 2 novos Cerest para o estado que terão suas sedes nos municípios de Garanhuns e Limoeiro, sedes da V e II Regiões de Saúde.

Balanço de ações de Saúde do Trabalhador é apresentado em reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde


No último dia 18 de dezembro, ocorreu a 596ª reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco, que teve como pauta as ações de Vigilância em Saúde. Pela manhã, foram apresentadas e debatidas as ações de Vigilância Sanitária e de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 

Inicialmente, foi feita apresentação com balanço de ações desenvolvidas nos anos de 2024 e 2025, destacando as ações presentes no Plano Estadual de Saúde (PES 2024-2027), considerando seu status de realização. Também foram apresentadas as ações destaques para os dois anos, as mudanças em relação ao financiamento dos Cerest , o panorama de conferências de saúde do trabalhador e da trabalhadora do estado e os desafios para o ano de 2026. 

No momento de debate, foram questionadas ações realizadas com populações do campo, floresta e águas, reforçada a necessidade de atuação conjunta entre Cistt Estadual e Cerest Estadual Pernambuco, os gargalos ocasionados pela getão municipal dos Cerest Regionais e a necessidade de fortalecimento da atuação entre movimento sindical e saúde do trabalhador. Também foi destacada a nova regionalização dos Cerest em Pernambuco, avaliada como um avanço na atuação dos Cerest de forma regionalizada.


A atuação conjunta do controle social com a Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é uma premissa do campo saúde do trabalhador e deve ser fortalecida, tanto com o diálogo e atuação conjunta com as Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt), como também atendendo a demandas do Movimento Sindical e Social representativo dos trabalhadores. Os espaços de apresentação formal de ações ao controle social são essenciais para acompanhamento do que vem sendo desenvolvido, por meio de um balanço crítico e atento as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso estado. 

22 de dez. de 2025

O que quer o trabalhador brasileiro? Revista Radis discute a 5ª CNSTT

 "O que quer o trabalhador brasileiro?" - Essa foi a frase que estampa a capa da revista Radis publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz-RJ. A matéria de capa, escrita por Glauber Tiburtino, aborda a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) . 


Ao longo da matéria são discutidas questões atuais para o campo da saúde do trabalhador e da trabalhadora, como as estratégias de prevenção dos óbitos relacionados ao trabalho, a precarização do trabalho em suas diversas facetas e os desafios para materialização da Saúde do Trabalhador enquanto Direito Humano. 

Para ler a matéria completa, clique aqui ou na capa da revista: 

19 de dez. de 2025

III Oficina ASSTT – Análise da Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora é realizada em Salgueiro – IV Macrorregião de Saúde de Pernambuco

Entre os dias 9 a 11 de dezembro de 2025, foi realizada no município de Salgueiro a III Oficina de Análise da Situação de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ASSTT) da IV Macrorregião de Saúde de Pernambuco, com o objetivo central de capacitar profissionais de saúde para a construção dessa análise em seus territórios.


A iniciativa é coordenada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Pernambuco, órgão vinculado à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA), em parceria com a Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). O projeto, estruturado em módulos de capacitação presenciais, contou com um total de 27 representantes das Gerências Regionais de Saúde (GERES), técnicos dos CEREST, referências municipais e regionais em Saúde do Trabalhador, além de equipes da Vigilância em Saúde. Entre eles os municípios e as seguintes GERES: - GERES VII:  Salgueiro, Verdejante, Serrita, Terra Nova, Mirandiba, Belém de São Francisco, -  GERES VIII: Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Cabrobó, Moreilândia, Sta. Maria da Boa Vista - GERES IX - Ouricuri, Parnamirim, Araripina e Bodocó. 
 


A oficina tem como objetivo fortalecer a capacidade dos municípios da IV Macrorregião de Saúde para construir suas Análises de Situação de Saúde do Trabalhador (ASSTT). Esse fortalecimento local visa promover melhorias contínuas nos ambientes de trabalho de toda a região.


Além de qualificar os profissionais, o conteúdo produzido nas oficinas fundamentará a elaboração da ASSTT do estado de Pernambuco, um documento estratégico que orientará o planejamento das ações em Saúde do Trabalhador em todo o território estadual.

18 de dez. de 2025

APEVISA promove diálogo entre vigilância Sanitária e equipe da VISAT



A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) realizou, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2025, um importante ciclo de eventos no Hotel Canariu’s, em Gravatá-PE, marcado pela confraternização, troca de experiências e aprendizado coletivo. Com o tema, "A Visa em constante transformação: como fazer a diferença na vida do povo pernambucano?" o encontro reuniu profissionais da VISAT/Cerest Estadual – entre eles, fiscais, assistentes, auxiliares, estagiários, residentes e contratados. Nos dias 15 e 16, houve um rico espaço de avaliação das ações realizadas e de planejamento estratégico para o ano seguinte, promovendo reflexões sobre o impacto do trabalho da vigilância em saúde na sociedade pernambucana.



No dia 17, a programação seguiu com a "Oficina de Lições Aprendidas", focada nas experiências de enfrentamento das intoxicações exógenas por bebidas contaminadas com metanol, momento que consolidou conhecimentos técnicos e fortaleceu os protocolos de atuação.

A atividade possibilitou a consolidação de conhecimentos técnicos e o fortalecimento dos protocolos de atuação interinstitucional. Durante a oficina, foram abordados temas como as ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e da Vigilância Epidemiológica no enfrentamento dessas intoxicações; os critérios para identificação de bebidas falsificadas, descaminhadas e em desconformidade com a legislação vigente; as ações prioritárias em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas; os Procedimentos Operacionais Padronizados para o manejo das ações de fiscalização de bebidas durante a emergência do metanol; além de relatos de experiências exitosas no enfrentamento dos casos de intoxicação exógena relacionados a esse agravo.


O ambiente propiciou não apenas o crescimento profissional, mas também a integração da equipe. O momento foi fundamental para alinhar metas, celebrar conquistas e reforçar o compromisso coletivo com a saúde pública pernambucana, encerrando 2025 com perspectivas renovadas para os desafios futuros.





15 de dez. de 2025

Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador é realizada em Brasilia

Nos últimos dias 8 e 9 de dezembro, ocorreu em Brasília, a Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). O espaço conta com representação dos gestores de saúde do trabalhador de todos os estados do país. 

A reunião de dezembro foi iniciada com análise de conjuntura, seguida pela apresentação do diagnóstico da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt), feita por Kamile Serravale e Luís Leão (CGSAT/SVSA/MS). O diagnóstico é proviniente de levantamento feito com os Cerest do Brasil e trata de questões estruturais, operacionais e de gestão. 

Durante a CT também foram discutidas temáticas referentes ao modelo de gestão dos Cerest, a necessidade de ampliação das ações de Visatt nos municípios, ao financiamento da Renastt, a elaboração dos Códigos de Vigilância em Saúde e ao desenvolvimento do Programa Pacto Pela Vida do Trabalhador e da Trabalhadora que trata da Vigilância dos Óbitos Relacionados ao Trabalho. 


A CTST tem calendário fixo com dois momentos presenciais por ano, também são feitas reuniões online. O espaço fortalece a ação integrada entre estados e possibilidade a troca de experiências e a estruturação de demandas da Visatt. O estado de Pernambuco é representado pelo Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira e pela Diretora da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Karla Baêta. 




A Câmara Técnica de Saúde do Trabalhador foi instituída em 2015, como um desmembramento da Câmara Técnica de Epidemiologia, com o objetivo de discutir o conjunto de ações que visam à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento, de processos produtivos e de trabalho.

A agenda dessa Câmara Técnica compreende tanto a discussão de temas técnicos para subsidiar o posicionamento do CONASS nos espaços de discussão tripartite e de controle social, como a troca de experiências entre as Secretarias Estaduais de Saúde, no sentido do aprimoramento da gestão estadual e dos processos de trabalho das equipes.

12 de dez. de 2025

CEVORT-PE define prioridades e fortalece articulação para 2026

A 6ªReunião Ordinária do CEVORT-PE, realizada em 25 de novembro de 2025, reuniu representantes de diversas instituições, como Ministério Público do Trabalho (MPT), APEVISA, Cerests regionais, Geres, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Polícia Científica, UFRPE, UPE, SAMU Recife e IFPE, reforçando o caráter intersetorial do comitê. 


O encontro, guiado pelo tema “Vigilância com Propósito”, teve como foco a construção do plano de ação para 2026 e a análise das ações realizadas em 2025. Foram apresentadas atualizações do Sistema BI, dados sobre choque elétrico e relatos de ações desenvolvidas no município de Casinhas. 

O MTE também destacou desafios da construção civil e a necessidade de fortalecer medidas preventivas para a saúde dos trabalhadores.


A reunião contou com grupos de trabalho que propuseram melhorias nas notificações, maior participação institucional e estratégias de prevenção. 



As próximas reuniões do CEVORT acontecem em 24/03, 21/07, 22/09 e 24/11 de 2026.

11 de dez. de 2025

CEREST Estadual de Pernambuco marca presença no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrascão 2025




Entre os dias 28 de novembro a 03 de dezembro, ocorreu em Brasília o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o tradicional Abrascão, reunindo milhares de profissionais, pesquisadores, gestores comprometidos com a construção do SUS e com o fortalecimento das políticas de saúde no país. O evento, que é uma das maiores referências da saúde coletiva brasileira, proporcionou um amplo espaço de debates, troca de experiências e compartilhamento de práticas inovadoras.


O CEREST Estadual de Pernambuco marcou presença por meio das trabalhadoras Jadianne Ferreira da Silva e Adriana Guerra Campo, que participaram do 14º Abrascão. A participação de ambas trabalhadoras se deu pela articulação de seus objetos de estudo de mestrado e doutorado e as ações de saúde do trabalhador. A participação foi custeada por meio dos programas de formação da Universidade de Pernambuco (UPE) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), respectivamente. Foram apresentadas contribuições na área de Vigilância em Saúde do Trabalhador, com destaque para experiências exitosas realizadas no estado, com foco na apresentação de trabalhos relacionados as Inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador, Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho e Ações com Trabalhadores Informais, como entregadores por aplicativos.

O 14º Abrascão reafirma o compromisso histórico da Saúde Coletiva em dialogar com os marcadores sociais e políticos que moldam a vida das pessoas. Nesse contexto, e em sintonia com o tema “Democracia, Equidade e Justiça Climática: saúde e os enfrentamentos dos desafios do século 21”, a participação do CEREST-PE destaca a centralidade do debate nacional sobre a saúde do trabalhador. Ao evidenciar o papel estratégico da vigilância em um cenário de crescente precarização, de novas formas de organização laboral e de ampliação das vulnerabilidades, o CEREST-PE reforça a necessidade de fortalecer espaços de discussão sobre os desafios contemporâneos do mundo do trabalho. Sua presença no evento contribui, assim, para a promoção e defesa da saúde dos trabalhadores.



Seguimos firmes no propósito de aprimorar as ações de promoção, proteção, prevenção e vigilância da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras de Pernambuco, fortalecendo o SUS e contribuindo para a construção de ambientes de trabalho mais seguros, saudáveis e justos.
Para acessar os trabalhos intitulados - "Inspeções Sanitárias em Saúde do Trabalhador como Fortalecimento da Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT) em Pernambuco" clique aqui e "Vigilância em Saúde do Trabalhador e Informalidade: A Experiencia do Cerest Estadual Pernambuco com Entregadores por Aplicativos" clique aqui.

10 de dez. de 2025

III Encontro estadual de Saúde Quilombola

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) realizou, nesta sexta-feira 05/12 e no sábado 06/12, o III Encontro estadual de Saúde Quilombola, reunindo lideranças quilombolas, profissionais de saúde e representantes das comunidades do estado de Pernambuco no município de Salgueiro. O encontro teve como propósito ampliar o diálogo, qualificar a escuta das comunidades e construir, de forma conjunta, estratégias que assegurem um cuidado integral e humanizado no âmbito do SUS.



A programação incluiu palestras, mesas temáticas e oficinas participativas, com destaque para debates como “Vozes Quilombolas e Compromisso Institucional” e “Saúde Quilombola em Pernambuco”. O encontro buscou reforçar ações que considerem as especificidades desses territórios, valorizando ancestralidades, modos de vida, saberes tradicionais e as condições de trabalho que estruturam o cotidiano das comunidades quilombolas.

O evento contou com a participação do CEREST Estadual, a área técnica de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Campo, Floresta e Águas, que refletiu a centralidade do trabalho e o seus impactos na saúde quilombola. 

Reconhecer e enfrentar os processos de trabalho que impactam a saúde das populações tradicionais é de suma importância, possibilitando um olhar específico e estratégias de promoção e proteção voltadas aos modos de vida desses territórios.

8 de dez. de 2025

GVST participa da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho




Retirado de MTE 

A etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT) foi realizada no último dia 31 de outubro, em Recife, reunindo representantes de trabalhadores, empregadores e governo para discutir os desafios e as transformações do mundo do trabalho e propor ações voltadas à promoção do trabalho decente no Brasil. O evento ocorreu no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e resultou na aprovação de 14 propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.

As propostas aprovadas na etapa estadual de Pernambuco abordam temas como valorização das negociações coletivas, combate à informalidade, fortalecimento da inspeção do trabalho, igualdade de oportunidades, transição justa e ampliação da qualificação profissional.

A II Conferência Nacional do Trabalho é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo de construir coletivamente diretrizes e políticas públicas voltadas à promoção do trabalho decente e ao fortalecimento do diálogo social em todo o país.

Durante a abertura, o secretário-executivo Chico Macena destacou a importância do encontro como instrumento de escuta e construção de políticas públicas. “A II Conferência é um espaço de diálogo e participação que permite reunir as diferentes vozes do mundo do trabalho. Pernambuco contribui com propostas importantes para o futuro do trabalho decente e para a consolidação de políticas que promovam inclusão, segurança e dignidade para todos os trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

Chico Macena ressaltou ainda que o mundo do trabalho passa por transformações profundas e aceleradas, impulsionadas por mudanças tecnológicas e pela reconfiguração dos modelos econômicos e produtivos. Segundo ele, essas transformações já estão em curso e afetam diretamente trabalhadores e empregadores, exigindo apropriação tecnológica e inclusão digital em todos os setores da economia. O secretário enfatizou que é fundamental garantir que trabalhadores e empresários tenham acesso ao conhecimento e à inovação, evitando desigualdades e promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e competitivo.

A superintendente regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco, Patrícia dos Anjos, ressaltou o papel da conferência na construção de soluções coletivas para os desafios do estado. “A etapa estadual é um momento essencial de escuta e construção coletiva. Aqui, reunimos diferentes vozes e experiências para pensar o futuro do trabalho em Pernambuco. É um espaço para propor ações que tornem o mercado de trabalho mais justo, seguro e inclusivo. O diálogo social é o caminho para garantir que o desenvolvimento econômico venha acompanhado de dignidade, oportunidades e bem-estar para todos os trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.

Com a realização das etapas estaduais até dezembro de 2025, a II Conferência Nacional do Trabalho segue como um marco no fortalecimento da participação social e na formulação de políticas públicas voltadas à promoção do trabalho decente e da justiça social no Brasil.

Participaram da abertura da etapa pernambucana da II Conferência Nacional do Trabalho o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Chico Macena, que representou o ministro Luiz Marinho; o secretário de Relações do Trabalho do MTE e coordenador-geral da II CNT, Marcos Perioto; a superintendente regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, Patrícia dos Anjos; o superintendente da UNINASSAU, Adriano Azevedo; o presidente da CUT Pernambuco, Paulo Rocha, representando os trabalhadores; o presidente do Sindaçúcar, Renato Cunha, representando os empregadores; a senadora Teresa Leitão; o senador Humberto Costa; o secretário estadual de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes; e a representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fernanda Barreto.

___________________________________________________________________________________

*A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador de Pernambuco participou da II Conferência Nacional do Trabalho (Etapa estadual) na qualidade de convidado. 

5 de dez. de 2025

Informe Trimestral VISAT 2025 – Panorama das Notificações de Saúde do Trabalhador em Pernambuco

O Informe Trimestral VISAT 2025 apresenta um panorama atualizado das notificações de doenças, agravos e acidentes relacionados ao trabalho em Pernambuco, referentes ao período de janeiro a setembro de 2025. Produzido pelo CEREST Estadual/PE, o documento reúne dados notificados ao Sinan e evidencia os principais desafios que ainda marcam o processo de adoecimento da classe trabalhadora no estado.

Com 12.941 notificações registradas, os resultados apontam que a maior parte dos casos envolve trabalhadores jovens, predominantemente homens, pretos e pardos, inseridos em setores historicamente marcados pela precarização, como a agropecuária, construção civil, transporte e serviços. O informe destaca ainda a expressiva ocorrência de acidentes de trabalho, especialmente aqueles envolvendo exposição a material biológico, além de agravos como LER/DORT, intoxicações exógenas e transtornos mentais relacionados ao trabalho.

O documento reforça a importância da vigilância contínua, da notificação compulsória e da articulação entre serviços de saúde, gestão e trabalhadores. Ao sistematizar esses dados, o Informe Trimestral VISAT 2025 contribui para subsidiar ações de prevenção, fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e promoção de ambientes de trabalho mais seguros em Pernambuco.




2 de dez. de 2025

4º Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT)

O 4° Colegiado de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT)  foi realizado presencialmente nos dias 26 e 27 de novembro de 2025, das 9h às 16h, no Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz Pernambuco, no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), localizado na Universidade Federal de Pernambuco.

O Colegiado reuniu CERESTs Municipal e Regionais, Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador das Gerências Regionais de Saúde (GERES), o espaço tem papel estratégico na consolidação da Rede Estadual de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, garantindo alinhamento técnico, troca de experiências e pactuação das ações e prioridades que orientam o trabalho nos territórios. Estiveram presentes os representantes dos Cerest's: Goiana, Palmares, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru,  Recife,  Ouricuri, Petrolina e Jaboatão dos Guararapes, além das RTST das II, IV, V, VI, VII, XI, XII GERES. 


Durante os dois dias de reunião, foram serão abordados temas essenciais para o fortalecimento da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco. O colegiado contou com a seguinte programação:

Ações articuladas LASAT Fiocruz-PE e RENASTT-PE;

Apresentação da Unidade de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho;

Resultados dos Indicadores de Monitoramento Estadual – 1º e 2º quadrimestres de 2025;

Calendário dos Colegiados VISAT para 2026;

Balanço de ações 2025;

Planejamento 2026 e estruturação do Plano de Trabalho Anual.

O encontro representou um momento decisivo para avaliar os avanços alcançados ao longo de 2025, identificar desafios persistentes e construir, de forma coletiva, o planejamento e as metas para 2026, fortalecendo o cuidado à saúde das trabalhadoras e trabalhadores em Pernambuco.


1 de dez. de 2025

Cerest Estadual recebe estudantes de Terapia Ocupacional da UPE para manhã formativa sobre Saúde do Trabalhador

No dia 25 de novembro de 2025, foi realizada, no Núcleo de Estudos e Pesquisa Emancipatória em Linguagem (NEPEL), uma manhã formativa com estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Pernambuco (UPE). A atividade, promovida pelo Cerest Estadual, teve como objetivo aproximar os futuros profissionais do campo da Saúde do Trabalhador e apresentar a organização das ações desenvolvidas no estado.

O encontro teve início com a acolhida institucional e a apresentação das áreas técnicas que compõem o Cerest Estadual, destacando a diversidade de profissionais envolvidos nas ações de vigilância, promoção e proteção à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.

Na sequência, foi realizada uma exposição sobre a construção histórica da Saúde do Trabalhador no Brasil, diferenciando os conceitos de Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador, este último alinhado aos princípios da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). Também foram discutidos aspectos relacionados à linguagem utilizada nas relações de trabalho e à necessidade de superar a cultura de culpabilização do trabalhador em situações de acidentes laborais.

A programação seguiu com a apresentação da organização da Saúde do Trabalhador em Pernambuco, abordando avanços, desafios e a distribuição dos Cerests no território estadual. Os estudantes participaram, ainda, de um momento dedicado à importância da notificação em saúde, compreendendo critérios, situações de interesse e o impacto desses registros para a vigilância.

O encontro continuou com uma apresentação sobre a vigilância de ambientes e processos de trabalho, ampliando a compreensão dos estudantes acerca da complexidade dessa atuação no SUS. A atividade foi finalizada com um mini tour pela unidade do Cerest Estadual, possibilitando aos estudantes conhecer de perto os espaços, fluxos e setores que compõem o serviço.

A manhã formativa contribuiu para fortalecer a aproximação entre ensino e serviço, ampliando o olhar dos estudantes para a centralidade da Saúde do Trabalhador na promoção de ambientes laborais saudáveis e na defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Webinário Transtornos Mentais relacionados ao Trabalho🧠💼

Temos um convite especial, pra você sobre a temática de: Transtornos Mentais relacionados ao Trabalho🧠💼     🧠Os transtornos mentais re...