16 de set. de 2024

Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho é abordada em Dia Nacional da Vigilância Sanitária



Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (05 de agosto), foi realizado no último dia 10 de setembro, no auditório da Uninassau, dia temático para debater aspectos voltados ao processo de trabalho das Vigilâncias Sanitárias (Visas). O evento foi promovido pela APEVISA. 

Com a temática "A Integralidade do cuidado passa pela Vigilância Sanitária" foram discutidos temáticas relacionadas ao papel da Vigilância Sanitária de produtos; os desafios contemporâneos da Visa; o gerenciamento de riscos potenciais e benefícios e a Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT). 


O tema da VAPT foi abordado pelo Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVSAT), Paulo Lira, que destacou os principais aspectos relacionados as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) que podem ser desenvolvidas em articulação com a Vigilância Sanitária. Durante o espaço foram elencados materiais de referência que podem auxiliar as Visas na execução de ações em ambientes e processos de trabalho. O dia temático reforça a priorização e necessidade de desenvolvimento de ações de saúde do trabalhador pelas Vigilâncias Sanitárias e é mais um espaço de articulação entre a Visa e a Visat. 

No evento, também foi anunciado a convocação de mais 37 fiscais sanitários, que atuarão no nível central da Apevisa, inclusive na área de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho e nas sedes das Macrorregiões de Saúde.

12 de set. de 2024

Cerest Estadual realiza 3ª Reunião Colegiada em VISAT

Na quarta-feira dia 11/09/2024 foi realizada a 3° reunião colegiada de VISAT que ocorreu no auditório da Unidade de Apoio Psicossocial (UNIAPS). O evento foi formado pela participação dos Cerest Regionais e as Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador das Geres, a reunião também contou com a presença da Dra. Vanessa Patriota, Procuradora do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco.


A reunião foi iniciada pela coordenadora do Cerest Estadual, Silvânia Alves, que realizou fala introdutória sobre as pautas a serem discutidas durante a ocasião. Em seguida, foi dada a palavra a Dra. Vanessa Patriota que enfatizou a importância da Nota Técnica conjunta DGAPEVISA n°1/2024 relacionada à notificação de casos de acidentes de trabalhos em trabalhadores por aplicativo. A procuradora reforçou a necessidade de ações fortalecedoras para as notificações de acidentes de trabalho nesse grupo, principalmente na identificação correta da ocupação desenvolvida pelo trabalhador no momento do acidente. O momento foi reflexivo e gerou amplo debate entre os participantes, sobre as ações fundamentais para vigilância e qualificação das fichas de notificação de acidente de trabalho.

Entre as pautas debatidas foi abordado o monitoramento dos rumores referentes a acidentes de trabalho, ações de Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), discussão da Nota Técnica conjunta DGAPEVISA n°1/2024, apresentação do indicador PQAVS e as atividades em desenvolvimento pelos Cerest regionais e GERES, com o intuito de repassar as ações planejadas aos Cerest da nova regionalização.

        


Em alusão ao Setembro Amarelo, mês referente à prevenção do suicídio, representantes do UNIAPS fizeram uma fala sobre a importância da saúde mental dos trabalhadores e apresentaram as principais ações desenvolvidas pelo serviço

Estiverem presentes no colegiado representantes dos Cerest Regionais: Cabo, Caruaru, Jaboatão, Recife, Petrolina, Goiana, Ouricuri e das I, II, IV, V, VII, VIII, IX, XI e XII GERES. O próximo colegiado está programado para o mês de novembro.



9 de set. de 2024

Papel da Vigilância Sanitária frente as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador é discutido em Fórum da VII Região de Saúde

 Retirado e adaptado de SES-PE



Para debater a prática de vigilância sanitária, a VII Gerência Regional de Saúde (Geres) em parceria com o município de Salgueiro realizou nesta quinta-feira (05/09) o I Fórum de Vigilância Sanitária da VII Região de Saúde de Pernambuco e teve como tema principal “Potencialidades e Desafios”.

O evento aconteceu no Espaço Fest, em Salgueiro – sede da VII Geres -, e contou com a presença dos profissionais de vigilância em saúde, técnicos da vigilância sanitária, atenção primária à saúde, gestores e representantes de instituições de ensino superior.


Mesa de Abertura - Fonte: SES-PE 

Para a gerente da VII Geres, Auxiliadora Magalhães, o objetivo foi ampliar a discussão e proporcionar a troca de experiências relacionadas ao tema. “Essa é uma oportunidade de fomentar reflexões e encaminhamentos que levem ao fortalecimento do SUS”, afirmou.

Na ocasião, a diretora geral Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Karla Baêta, abordou “O papel da Vigilância Sanitária na promoção da saúde à população”, com foco na importância da atuação do órgão que busca pela segurança à saúde. “Agimos na integralidade do cuidado, não só no sentido da prevenção, mas também de promover a garantia de produtos e serviços seguros e de qualidade, que podem ser usados de maneira adequada”, pontuou Karla Baêta.

O diretor do Hospital Regional Inácio de Sá, Alain Carvalho, marcou presença no evento e reforçou a importância do debate para os serviços do município. “Foi importante prestigiar esse evento e ampliar conhecimentos sobre a atuação da Vigilância Sanitária (Apevisa) em articulação com os equipamentos de saúde da região. O Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS) valoriza essa integração, pois entende que é dessa forma que o SUS é verdadeiramente fortalecido no território”, destacou.

Estiveram presentes no fórum o diretor geral de gestão participativa da SES-PE, Renan Freitas, a diretora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems), Samara Callou, além do prefeito e secretário de saúde de Salgueiro, Marcones Sá e George Sampaio, respectivamente.

Durante o evento foram debatidas temáticas relacionadas as atualizações das inspeções sanitárias relacionadas aos serviços de saúde, inspeção sanitária em serviços de alimentação, nova rotulagem rotulagem de alimentos e o papel da Vigilância Sanitária frente à saúde do trabalhador. 


O tema saúde do trabalhador foi debatido em mesa redonda, onde foram destacadas as principais questões a serem incorporadas ao processo de trabalho das equipes de vigilância sanitária para a realização de ações de Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT). 

4 de set. de 2024

Cerest Estadual PE apresenta nota técnica conjunta





No dia 04 de setembro o Cerest Estadual, em parceria com a Coordenação de Acidentes e Violências da SES/PE, participou da reunião bimensal das Vigilâncias Epidemiológicas Hospitalares (VEH), presente nos principais hospitais estaduais.

Na reunião foram realizadas orientações para a rede de saúde sobre a notificação de acidentes de trabalho relacionados aos trabalhadores por aplicativos. O objetivo é reduzir a subnotificação dos acidentes nessa categoria, qualificando as informações presente nos principais sistemas de informação que dialogam com a temática. 

Na oportunidade a sanitarista do Cerest Estadual, Adriana Guerra, apresentou as orientações para notificação de campos estratégicos da ficha de acidente de trabalho do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), e Mariana Barros, Coordenadora de Vigilância de Acidentes e Violências, realizou orientações para notificação dos acidentes de trânsito com esse público na ficha de acidente por transporte terrestre.

As orientações fornecidas na reunião podem ser conferidas na Nota Técnica Conjunta SES - Diretoria Geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária e Diretoria Geral de Informações Epidemiológicas - Nº 01/2024, disponível em: Nota Técnica Conjunta 01/2024 - Notificação de Acidentes de Trabalho em Trabalhadores por App

Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador participa da implantação do Comitê de Equidade no Âmbito do Trabalho e Educação no SUS de Pernambuco

 


Na manhã da última terça-feira (03/09), aconteceu o primeiro encontro do grupo técnico responsável pela implantação do Comitê de Equidade no Âmbito do Trabalho e Educação no SUS de Pernambuco. O Comitê visa promover ações e dispositivos para operacionalização das diretrizes do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS, instituído pela Portaria GM/MS n.º 230, de 7 de março de 2023


O pontapé inicial foi dado na Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e contou com a presença de Paulo Lira, gerente estadual da Vigilância em Saúde do Trabalhador. Também compareceram à reunião representantes da ESPPE, da Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da População Negra, da Coordenação Estadual de Saúde Integral da População LGBTQIA+, da Diretoria Geral de Atenção Primária (DGAP/SES-PE), da Gerência de Atenção à Saúde Mental (GASAM/SES-PE), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Pernambuco. 


Na ocasião, os participantes discutiram o cronograma de atividades e os próximos passos para a implementação do Comitê, que incluirão a definição de seus membros, a aprovação da Minuta do Regimento Interno e a sua oficialização em reunião do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco.



As principais atribuições do Comitê envolverão a criação de estratégias conjuntas de engajamento de gestoras(es) e trabalhadoras(es) do SUS na promoção da equidade; a articulação e o monitoramento de ações para o enfrentamento de desigualdades de gênero, raça, etnia e outros marcadores sociais na esfera estadual do SUS; o diagnóstico do perfil da força de trabalho e suas interseccionalidades; e o fomento a debates, pesquisas e chamadas públicas relacionadas ao tema.


O Comitê de Equidade no  Âmbito do Trabalho e Educação no SUS de Pernambuco será um espaço intersetorial e interinstitucional, formado por membros da gestão estadual do SUS, instâncias do controle social, entidades sindicais, movimentos sociais e instituições de pesquisa. As reuniões do Comitê serão realizadas bimestralmente, sempre na última terça-feira dos meses em que ocorrerem. A primeira reunião ordinária está agendada para o dia 26 de novembro de 2024.


2 de set. de 2024

Cerest Estadual participa de formação para populações das águas realizada pela Fiocruz-PE


Nos dias 29 e 30 de agosto, a Fiocruz-PE, por meio do Laboratório Saúde, Ambiente e Trabalho (Lasat) realizou a oficina "formação-ação em saúde e ambiente em territórios das pesca artesanal no litoral nordestino". A oficina teve como objetivo construir a proposta político-pedagógica do projeto de Formação-ação em saúde e ambiente em territórios da pesca artesanal no litoral Nordestino e contou com a participação de lideranças das organizações populares, movimentos sociais, pesquisadoras/es, estudantes dos quatro estados envolvidos (Ceará, Bahia, Paraíba e Pernambuco), profissionais dos serviços de saúde do trabalhador e representantes do Ministério da Saúde (MS). 

O projeto  visa promover o desenvolvimento de processos formativos em saúde com duas frentes: uma em formato presencial, com as/os pescadoras/es artesanais dos quatro estados na perspectiva da vigilância popular e participativa. A outra, em formato híbrido (com momentos de ensino à distância [EAD]), voltada às/aos profissionais da atenção básica, vigilância em saúde e da rede de saúde do trabalhador, para qualificar o processo de trabalho no SUS na perspectiva da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e das Águas (PNSIPCFA).

Participaram da oficina o Gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira, a Coordenadora do Cerest Estadual Pernambuco, Silvânia Alves e a Apoiadora em Vigilância em Saúde do Trabalhador, Izete de Lima. O Cerest Estadual Pernambuco conta com área técnica responsável pela articulação de ações destinadas a população trabalhadora do campo, florestas e águas e já desenvolve ações conjuntas nos municípios de Tamandaré e Goiana. 

Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho é abordada em Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (05 de agosto), foi realizado no último dia 10 de setembro, no auditório da Uninassau...