31 de jan. de 2024

Fala, trabalhador(a)! Ep. 15 - Saúde Mental e Trabalho: é preciso cuidar de janeiro a janeiro




Fala trabalhadores!

No episódio Nº 15 do podcast "Fala,Trabalhador (a)!" Abordamos o tema a saúde mental e trabalho: é preciso cuidar de janeiro a janeiro. A construção desse episódio foi motivada pela campanha Janeiro Branco que surgiu em 2014, na cidade de Uberlândia/MG , quando o Psicólogo Leonardo Abraão, pensou em trazer ao público a pauta sobre os cuidados com a saúde mental, apelidando a iniciativa de “Janeiro Branco”. O mês foi escolhido porque é nele que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano. A cor branca foi escolhida por representar “folhas em branco” onde podemos escrever expectativas, desejos, mudanças que sonhamos e as quais desejamos concretizar.


Em 2023, no estado de Pernambuco, foram notificados no Sinan 63 casos de Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho (TMRT). Os principais transtornos mentais relacionados ao trabalho notificados nesse período foram à ansiedade generalizada (17,5%), stress pós traumático (9,5%) e episódios depressivos (6,3%). E as ocupações mais acometidas pelo TMRT foram Gerente de Contas e os Agentes Comunitários de Saúde com 11% de ambas as ocupações.


Nos dados do INSS também aparecem questões relacionadas à saúde mental. No Brasil, em 2022, foram concedidos 9.570 benefícios previdenciários acidentários (B91), relacionados ao trabalho tendo como motivo de afastamento os transtornos mentais e comportamentais, e em Pernambuco 422.

Como enfatiza nossa entrevistada, Profª Drª Tânia Maria de Araújo, coordenadora do Observatório Saúde Mental e Trabalho:

 "é muito importante começar o janeiro refletindo sobre a saúde mental e o trabalho, já que o adoecimento mental relacionado ao trabalho tem se tornado um problema crescente na sociedade. Os modelos de trabalho e a tecnologia, a precarização do trabalho são fatores que atuam na saúde mental e contribuem para o aparecimento dos transtornos mentais relacionados ao trabalho. É necessário manter o diálogo e fortalecer o coletivo para discutir a saúde mental e trabalho para o alcance de direitos ,condições dignas de trabalho e manutenção da saúde mental, esse é um dos papéis do Observatório Saúde Mental e Trabalho.”


Nosso podcast está disponível nas principais plataformas de áudio. Tem sugestão de tema para os próximos episódios? 

Comenta na postagem ou nos envia sugestão por meio do e-mail: cerestestadualpe@gmail.com

Até o próximo episódio! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...