10 de jan. de 2024

10 anos da estratégia VSPEA em Pernambuco - II Seminário da VSPEA é realizado na SES-PE

Considerando a importância da temática e visando o fortalecimento da estratégia dez anos após a sua implantação, em 2023, aconteceu o II Seminário da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). O seminário foi executado em duas etapas, sendo a primeira etapa macrorregional e a segunda estadual.

Durante o evento foi caracterizado o processo de implementação da VSPEA nos 50 municípios prioritários do estado de Pernambuco, e foram apresentadas as experiências exitosas desenvolvidas nos municípios prioritários no quadriênio (2020-2023). Além disso, foi possível dialogar acerca dos critérios para a implantação dos municípios prioritários e tratar das estratégias de articulação intra e intersetorial da VSPEA, debatendo sobre indicadores e metas para o período 2024-2027.

A etapa preparatória macrorregional do evento ocorreu em novembro de 2023, de forma online, subdivididos em quatro macrorregionais de saúde, sendo estas: Metropolitana, Agreste, Sertão e Vale do São Francisco e Araripe. Ao todo, participaram das etapas macrorregionais 58 profissionais pertencentes às equipes de Vigilância em Saúde regionais e municipais, estando inclusos: Gerentes, Coordenadores e Apoiadores de Vigilância em Saúde; Gerentes, Coordenadores e Apoiadores de Vigilância Ambiental; Coordenadores e Apoiadores de Vigilância em Saúde do Trabalhador; Coordenadores e Apoiadores de Vigilância Epidemiológica; equipe técnica da APEVISA, equipe técnica do CEREST estadual e CERESTs regionais, além de residentes em saúde coletiva da ESPPE.



Os municípios apresentaram o processo de implantação e implementação da VSPEA, as atividades e ações desenvolvidas no território, sendo avaliados por meio de um formulário que caracterizou o desenvolvimento da estratégia no município. Além disso, construíram um resumo simples de uma experiência da VSPEA desenvolvida em seu território. Os melhores trabalhos foram selecionados para uma mesa de debate e os demais apresentaram suas experiências na exposição em banner na etapa estadual.

A etapa estadual do evento aconteceu no dia 18 de dezembro de 2023, de forma presencial, na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e com transmissão online. O evento contou com a participação de mais de 100 profissionais. A etapa estadual do evento também celebrou o cumprimento da meta estabelecida pelo Minisério da Saúde, que estabeleceu o percentual de 60% dos municípios prioritários com a VSPEA implantada para todos os estados.


Como ressaltou a coordenadora da Vigilância de Populações Expostas à Contaminantes Químicos e Físicos (Vigipeq): 

“Pernambuco é um dos estados que têm esse perfil de fortalecimento da Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA). Conseguimos atingir a meta definida pelo Ministério da Saúde (MS), que determinava que até 2023 60% dos municípios tivessem a VSPEA implantada, e hoje estamos com 62%. Este tipo de vigilância, que tem muita particularidade com outras áreas, como meio ambiente, controle da qualidade da água, dependendo fortemente da articulação com outros órgãos”

evento contou com a participação de um painel ministrado pela Coordenadora da VSPEA nacional (CGVAM/MS), Denise Piccirillo, que fez um balanço das ações da VSPEA no quadriênio 2020-2023 e as perspectivas de atuação para 2024-2027. A equipe da VSPEA estadual apresentou um panorama do quadrienio e das perspctivas para o estado de Pernambuco. Também aconteceu uma mesa de debate com os municípios que se destacaram na etapa macrorregional, discutindo acerca dos desafios na implantação e implementação em seu território.

O seminário contou com a participação de diversos especialistas envolvidos com a temática, dentre eles: 1) Gerência de Atenção Primária (GAP); 2) Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernamco (ADAGRO); 3) Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA); instituições de ensino: 1) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e 2) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Penambuco (IFPE); além da representação de segmentos sociais: 1) Conselho Estadual de Saúde (CES); 2) Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Pernambuco (SINDACS/PE); 3) Serviço Alternativo de Tecnologia (SERTA); 4) Federação do trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE).

Na ocasião, também houve exposição em banners de 8 municípios prioritários, os quais foram desenvolvidos a partir das experiencias exitosas, estruturados a partir dos seguintes eixos: ações de promoção e prevenção, articulação intersetorial, articulação com a Rede de Atenção á Saúde, participação e controle social, educação permanente em saúde, educação popular em saúde.






Por fim, seis municípios foram premiados na etapa, sendo estes: Ipojuca, Água Preta, Goiana, Manari, Sirinhaém e Vitória de Santo Antão. O II Seminário VSPEA reforçou o compromisso do estado de Pernambuco com o fortalecimento e a consolidação da estratégia dez anos após sua implantação

Para acessar todas do evento, você pode clicar aqui. 

Município de Ipojuca é premiado com a melhor experiência apresentada


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento das Diretrizes para Formulação de Políticas Públicas em Emergências em Saúde Pública

 A publicação foi construída a partir da parceria entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde, com o objetivo de oferecer diretrizes para formul...