27 de set. de 2019

Conclusão do Curso Básico de Investigação de Acidentes de Trabalho Graves



Foi realizado nesta quinta feira (26), na II geres, a conclusão do "Curso Básico de Investigação de Acidentes de Trabalho Graves (CBIAT)", promovido pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (Gvsat/SES-PE) e pelo Cerest Estadual de Pernambuco. Estiveram presentes trabalhadores dos municípios de Limoeiro, Vicência, Nazaré da Mata, Paudalho, Surubim, Carpina, João Alfredo e Bom Jardim.

Durante todo o dia foram apresentados pelos participantes os resultados das atividades de dispersão sugeridas pela equipe de discentes.Tal atividade consistia na realização de investigações de casos de acidentes de trabalho graves, notificados na plataforma Cievs- Pe, ocorridos em seus municípios de atuação.


A atividade proposta foi fundamental para que os profissionais começassem a se inserir neste campo de atuação, além de ampliar seus olhares para a importância de estarem mais atentos e sensibilizados a intervirem em situações relacionadas ao ambiente de trabalho que afetem direta ou indiretamente a saúde dos trabalhadores.





25 de set. de 2019

Cerest Estadual de Pernambuco realiza formação para os novos integrantes da rede

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2019, o Cerest Estadual de Pernambuco realizou um Curso Básico em Vigilância em Saúde do Trabalhador para os novos profissionais da rede de saúde. A formação abordou os seguintes temas: legislação em Saúde do Trabalhador, agravos e doenças relacionadas ao trabalho, métodos de investigação de acidentes de trabalho graves e produção de informação em saúde. 

A atividade contou com a presença da III e XII Geres, dos Cerest regionais Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Palmares e Recife, dos Distritos Sanitários IV e V e da cidade do Recife, e da Vigilância em Saúde dos municípios de Goiana e Vitória de Santo Antão.

Veja fotos da formação:


 


13 de set. de 2019

VI Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador(a) e Trabalho Infantil é realizado no Cabo de Santo Agostinho


A Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual de Pernambuco (Cerest-PE) participaram

do "VI Fórum Intersetorial de Saúde do Trabalhador(a) e Trabalho Infantil: Todos devem notificar!", promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do município do Cabo de Santo Agostinho em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município do Cabo de Santo Agostinho. O evento ocorreu no dia 12 de setembro de 2019 no auditório do SEST/SENAC do mesmo município, que teve como objetivo a discussão sobre o combate ao trabalho infantil, e a importância das notificações dos acidentes de trabalho com crianças e adolescentes e o trabalho infantil.

O Fórum contou com a presença de 230 participantes, entres estes profissionais da Secretaria de Programas Sociais, da Secretaria Executiva de Juventude e Esportes, da Secretaria de Educação, Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), da Saúde Mental e do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município do Cabo de Santo Agostinho, da Atenção Primária,  da Atenção e Média Complexidade, dos Conselhos Municipais de Saúde (Cabo e Gameleira), da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (Cist Estadual e Cabo)  e da Coordenação de Saúde do Trabalhador (Ipojuca e Ribeirão), estes últimos municípios de abrangência do Cerest Regional do Cabo de Santo Agostinho.

Também aconteceu nesse fórum o lançamento do "instrutivo para preenchimento da ficha de notificação do acidente de trabalho grave: trabalho infantil", para acessá-lo clique aqui. Este instrutivo foi construído pela equipe do Cerest Regional Caboe tem como objetivo auxiliar os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes na identificação e notificação dos casos de acidentes de trabalho e situações de trabalho infantil. 
   
Essa notificação é de extrema importância para identificar o perfil epidemiológico e as atividades que exploram o trabalho de crianças e adolescentes e para o desenvolvimento de ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) visando a prevenção e a erradicação do trabalho infantil em nosso estado.

É importante salientar que menores de 14 anos de idade não devem trabalhar e, a partir dessa idade, apenas na condição de menor aprendiz. Qualquer acidente com menores de 18 anos de idade que estejam contribuindo para a produção de bens ou serviços, incluindo atividades não remuneradas, é considerado acidente de trabalho grave e deve ser notificado por toda a rede de saúde, sendo um dos objetos de monitoramento da Vigilância em Saúde.











10 de set. de 2019

Cerest Estadual promove capacitação sobre Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho no município de Palmares

Ana Lúcia Queiroz apoiadora em Visat 
No dia 09 de setembro de 2019 foi realizado no município de Palmares uma Formação para notificação dos casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual em parceria com  a Vigilância em Saúde do Trabalhador do município (Visat) e Cerest Regional Palmares. Essa formação foi destinada aos profissionais  do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs),  Visat, e Vigilância em Saúde do município de Maraial. Na formação foi discutida a importância do estabelecimento do nexo causal dos casos de transtorno mental relacionado ao trabalho e o preenchimento da ficha de notificação baseado no instrutivo em anexo.

Com essa iniciativa espera-se a ampliação das notificações dos transtornos mentais relacionados ao trabalho para que tenhamos subsídios para a tomada de ações, seja no planejamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), como também para a construção do perfil epidemiológico dos transtornos mentais relacionados ao trabalho no estado de Pernambuco.


Acesse os materiais utilizados na formação:




5 de set. de 2019

Saúde do trabalhador no município de Catende-PE

No último dia 27/8, O Cerest Estadual e o Cerest Regional de Palmares estiveram no município de Catende, zona da mata sul do estado. Na oportunidade os profissionais de saúde das unidades de saúde da família, policlínica e outros equipamentos da rede, puderam conhecer sobre o papel do Cerest, sinais e sintomas de intoxicação por agrotóxicos usados na cana-de-açúcar e notificação de agravos relacionados ao trabalho.


3 de set. de 2019

Informe Visat - Janeiro a Julho de 2019

A Gerência de Vigilância Ambiental e do Trabalhador (GVSAT) juntamente com a Coordenação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do estado de Pernambuco (Cerest Estadual) divulgam o informe de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) referente ao período de janeiro a julho de 2019. 

Neste período, foram notificadas 3.116 casos de acidentes e/ou doenças relacionadas ao trabalho que compõem o escopo de agravos de notificação compulsória em saúde do trabalhador. São eles: 1)Acidente de Trabalho Grave; 2) Intoxicações Exógenas, 3) Acidente com Exposição à Material Biológico (agravos universais); 4) LER/DORT; 5) Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; 6) Dermatoses Ocupacionais; 7) Pneumoconioses; 8) Câncer Relacionado ao Trabalho e 9) as Perdas Auditivas Induzidas por Ruído (PAIR)  (agravos sentinelas). 


Dentre os agravos universais, os acidentes com exposição à material biológico foram os que apresentaram maior número de notificações (1608), seguidos pelos acidentes de trabalho graves com 1257 casos notificados. Em relação ao primeiro agravo citado, o grupo de trabalhadores que mais se acidentam são os técnicos de enfermagem (41,5%) com principal via de exposição percutânea (73,4%) causada, na maior parte dos casos, por agulhas (67,8%). 

Para acessar o informe completo, clique aqui ou na imagem abaixo. 



O informe também está disponível na aba materiais neste mesmo site.

2 de set. de 2019

Clipping de mídia junho-julho 2019


A área técnica de acidentes de trabalho graves divulga o monitoramento de mídia referente aos meses de junho e julho de 2019. O monitoramento também está presente na aba materiais. Para acessá-lo, clique aqui




Saúde do Trabalhador como Direito Humano é tema de Educação Permanente

Na última quarta-feira (15/01/2025), ocorreu na sala de reuniões do CEREST Estadual, o primeiro encontro para debates sobre o tema central d...