22 de ago. de 2017

Centros de Referência em Saúde do Trabalhador intensificam a prevenção de acidentes no mês de julho

O dia 27/7 é marcado como o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho no Brasil. No ano de 1972, nesse mesmo dia, foi assinado o decreto que definiu as normas de saúde e segurança no trabalho.

Assim, a data ficou marcada para relembrar a importância da prevenção de acidentes. Segundo dados da previdência social - que registra somente trabalhadores com carteira de trabalho assinada - aproximadamente 3000 pessoas morreram em 2015 devido aos acidentes de trabalho. O que coloca o Brasil como um dos países do mundo em que mais ocorrem acidentes fatais.

Para alertar a população sobre essa data, os Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador de Petrolina, Ouricuri, Caruaru, Palmares, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Recife realizaram ações para marcar a data. Confira as atividades realizadas pelos cerests regionais no mês de julho.

O Cerest Recife realizou formação sobre notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho com profissionais de saúde da Ilha de Itamaracá.

Equipe do Cerest Recife e participantes do curso em Itamaracá.

Ação educativa do Cerest Cabo
O Cerest Cabo participou do programa "Mesa Redonda" da Cabo FM, onde o radialista Carlos Eduardo entrevistou a Coordenadora do CEREST regional do Cabo, Rubenita Sobral, essa destacou a importância do CEREST. Ainda enfatizou que o município do Cabo conta com o NAST (Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador), que tem presta assistência médica e orientações para trabalhadores formais, informais, autônomos, além de prestar suporte técnico para a junta médica municipal e ao instituto de previdência municipal (CABOPREV). O Cerest ainda esteve na recepção de unidades de saúde divulgando informações sobre prevenção de acidentes de trabalho e distribuindo panfletos.



Rubenita Sobral, coordenadora do Cerest Cabo, após entrevista na Cabo FM.
O Cerest Caruaru realizou duas ações pela manhã do dia 27/7. No Marco Zero da cidade, foram montadas tendas com exposição de materiais de proteção para construção civil, mototaxista, saúde e agricultura. A segunda ação foi realizada para alunos do curso técnico em segurança do trabalho do Instituto Federal de Caruaru que participaram de palestra e receberam folhetos sobre a saúde do trabalhador. A tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru aconteceu palestra sobre a Política de Saúde do Trabalhador com Hermes Rocha, coordenador do Cerest Caruaru e outra palestra sobre acidente de trabalho e trajeto na ótica dos trabalhadores, ministrada por representante da companhia municipal de trânsito. Ao todo participaram 69 pessoas, entre associações e sindicatos de vários setores.
Hermes Rocha, coordenador do Cerest Caruaru.

Palestra ministrada pelo Cerest Caruaru.

O Cerest Palmares acompanhou uma investigação de acidente de trabalho com a equipe da Unidade Sentinela em Saúde do Trabalhador do Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns e referência técnica em saúde do trabalhador da V região de saúde. 




Em Ouricuri, o Cerest regional realizou uma feira da saúde para trabalhadores. Lá, foi possível realizar testagem rápida de HIV e hepatite, enquanto os trabalhadores recebiam orientações. Também foi promovida palestra para trabalhadores da limpeza urbana do município.

Feira da saúde em Ouricuri.

Em Petrolina foi realizada reflexão com os sindicatos dos trabalhadores: rurais, mototaxistas, construção civil e comerciários. Na oportunidade foi exposto o cenário dos acidentes de trabalho em Petrolina de janeiro a maio de 2017.

Ação realizada pelo Cerest Petrolina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota Técnica Nº 3/2024 - GVSAT/DGAPEVISA/SEVSAP - Recomendação para implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador ou indicação de Referência Técnica em Saúde do Trabalhador (RT-ST) nas Regionais de Saúde e nos municípios do Estado de Pernambuco

A Gerência de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GVSAT) divulga a Nota Técnica Nº 3/2024 - GVSAT/DGAPEVISA/SEVSAP - Recomendação para impla...