29 de set. de 2010






Nos dias 20 e 21 de setembro de 2010 foi realizado o Fórum de Amostras de Vivências dos Centros de Referência Regional de Saúde do Trabalhador - CEREST no Hotel Orange Praia Hotel – Itamaracá-PE. O Fórum, que foi organizado pela Gerência Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador – GEAST teve como objetivos: fortalecer a rede estadual de saúde do trabalhador, possibilitar a troca de experiências e ações entre os CERESTs de Pernambuco, pactuar as novas diretrizes norteadoras do Plano de Ação Estadual de 2011 e criar uma comissão estadual para discutir e executar ações e estratégias de comunicação e educação em saúde do trabalhador.

No primeiro dia, o Fórum contou com a participação do Sr. Roque Veiga – Representante da Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador (CGSAT/Ministério da Saúde) que fez uma apresentação da política nacional de Atenção á Saúde do Trabalhador e também discutiu sobre o financiamento da política entre os participantes. Posteriormente, o coordenador de cada CEREST (Estadual, Recife, Jaboatão, Cabo, goiana, Palmares, Petrolina, Ouricuri e Caruaru) apresentou as ações e estratégias realizadas em cada regional. Segundo a Gerente da GEAST, Andrea Lagreca, este momento é importante para se saber o que cada CEREST está fazendo e poder trocar experiências de ações e estratégias que estão dando certo em um local e levá-lo para ser realizado em outro.

No segundo dia, foi apresentada pela comunicadora social da GEAST, Mariana Olívia, a proposta de plano de comunicação em saúde do trabalhador para ser executada em consonância com as diretrizes do Plano Estadual de Saúde do Trabalhador. Após discussão sobre propostas elaboradas pelos participantes formou-se uma Comissão Estadual de Comunicação para poder elaborar e executar ações e estratégicas de comunicação e educação em todo estado de Pernambuco. Esta comissão irá se reunir pelo menos uma vez no mês. Após este momento Andrea Lagreca coordenou a discussão do Plano de Ação 2011, onde a partir de uma planilha com diretrizes e ações proposta pela Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador, todos puderam discutir e construir coletivamente a nova planilha. Como não conseguiu terminar toda a planilha, será agendado outro momento para a sua finalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...