17 de set. de 2009

Zona da Mata Norte inaugura três Unidades Sentinela


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou, na última sexta-feira (11/09), uma Oficina Introdutória para 42 profissionais que trabalham nas três Unidades Sentinela em Saúde do Trabalhador da zona da mata norte de Pernambuco. Elas vão contribuir para identificar os acidentes e agravos relacionados com o trabalho que ocorrem no Estado e, pela primeira vez, os dados serão computados para auxiliar na construção de políticas públicas mais consistentes.

Os profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de nível médio, são dos hospitais Belarmino Correia (Goiana), Regional Fernandes Salsa (Limoeiro) e de Fraturas de Timbaúba, onde foram instaladas as unidades. Entre os temas debatidos, foi abordada a importância da epidemiologia para o planejamento das ações de saúde e a contextualização do fluxo de atendimento. “Também construímos com eles como identificar na prática o que é ou não é um caso de acidente ou adoecimento de trabalho”, diz Gildazio Moura, gerente de Saúde do Trabalhador de Pernambuco.


A solenidade de inauguração foi realizada na segunda-feira (14/09) para assinalar o funcionamento das unidades sentinelas da mata norte e teve presença de diversas autoridades dos três municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...