21 de set. de 2009

Técnicos recebem capacitação sobre sistemas de informação


Redação da Superintendência de Comunicação/SES


Técnicos dos núcleos de epidemiologia (NEPI’s) dos grandes hospitais do Estado, localizados na capital pernambucana, do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e Hospital das Clínicas vão participar, a partir dessa segunda-feira (21/09), às 8h, de uma capacitação sobre os sistemas de informações epidemiológicas. O curso será realizado no Núcleo de Informática do DataSUS, no antigo prédio da Sudene, na Cidade Universitária, e se estenderá até a próxima sexta-feira (25/09). Cerca de 40 técnicos deverão ser atualizados sobre a operacionalização dos sistemas de Informação de Mortalidade (SIM), Nascidos Vivos (Sinasc) e de Agravos de Notificação (Sinan).

Segundo a gerente de Vigilância de Eventos Vitais, Patrícia Ismael, o objetivo é capacitar esses núcleos sobre as normas e rotinas da notificação de agravos, nascimentos e óbitos, além do monitoramento desses dados. “Queremos que esses técnicos tenham o conhecimento necessário para manusear o SIM, Sinan e Sinasc, puxar os dados e conhecer o perfil epidemiológico dos agravos”, disse. Ainda de acordo com ela, eles conhecerão ainda o fluxo dos sistemas de informações, desde a ponta, quando o médico notifica o caso, até a utilização desses dados no controle epidemiológico.

Ainda de acordo com Patrícia Ismael, os núcleos de epidemiologia dos hospitais são de extrema importância, pois iniciam o processo de vigilância de nascimentos, óbitos ou agravos. É nos hospitais que são preenchidas as fichas de notificação, que são repassadas para os municípios para serem digitadas. “De lá as informações são repassadas para as Regionais de Saúde, depois para o nível central da SES/PE e, por sua vez, para o Ministério da Saúde”, disse. Segundo Patrícia Ismael, se os núcleos melhorarem a estrutura da notificação dos casos, todo o processo também é aperfeiçoado. “Melhoramos a qualidade da informação, tornando os dados mais fidedignos e, consequentemente, a vigilância de óbitos, agravos e nascimentos”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...