29 de fev. de 2024

Área técnica de ATMB realiza formação para profissionais da saúde prisional

 



No dia 27 de Fevereiro no período da manhã, aconteceu de forma online, a Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador e Acidente de Trabalho com Exposição à Material Biológico (ATMB), ofertada para profissionais que compõe a Diretoria Geral de Atenção à Saúde Prisional, especificamente os trabalhadores de saúde das unidades de saúde prisionais. Também participaram da formação Referências Técnicas em Saúde do Trabalhador das GERES, dos municípios e profissionais dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A formação teve dois momentos, no primeiro, foi explicado aspectos relacionados à Vigilância em Saúde do Trabalhador, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a população contemplada por essa política, a diferença entre saúde ocupacional e saúde do trabalhador, o que são os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador e as competências que o setor exerce na Rede de Atenção a Saúde.

No segundo momento, foi abordado o conceito de acidente de trabalho com exposição a material biológico, quais categorias profissionais estão mais vulneráveis ao acidente, as orientações sobre a notificação, manejo clínico, quando ofertar a Profilaxia Pós Exposição (PEP) ao Vírus HIV e Hepatites Virais. Além do fluxo de notificação para os municípios.

O evento teve a condução da Referência Técnica de ATMB, Janaína Lima, do Cerest Estadual e Grazielle Vasconcelos, Referência Técnica de IST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.


Ao todo, 87 profissionais de saúde participaram da formação, pertencentes às 12 (doze) Gerências Regionais de Saúde. Como encaminhamento ficou estabelecido fluxo de notificação dos acidentes de trabalho com exposição a material biológico, além da aproximação dos Cerest Regionais que estão na área de abrangência onde estão instaladas as unidades prisionais do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...