28 de fev. de 2024

28 de Fevereiro - Dia Mundial de Combate às LER/DORTS




Há pouco mais de duas décadas a Organização Mundial de Saúde estabeleceu o dia 28 de fevereiro como Dia Mundial de Combate à LER/DORT. A data alusiva tem a finalidade de conscientizar a população e autoridades de saúde sobre a importância de adotar medidas prevenção contra a LER/DORT. Além de esclarecer sobre o que é a doença, os sintomas, causas e os fatores de risco que o ambiente de trabalho e atividade laboral favorece para o adoecimento.

 No ano de 2023, foram notificados no estado de Pernambuco 764 casos de LER/DORT, as categorias profissionais mais afetadas foram os trabalhadores da agropecuária, motoristas e trabalhadores da construção civil. 

É importante frisar que essas lesões ocupacionais podem ser evitadas com a adoção de medidas preventivas tais como auto alongamento (ginástica laboral), pausas regulares durante a jornada de trabalho, cuidado com a postura adotada, uso de mobiliários e equipamentos que obedeçam a ergonomia.

Também é importante destacar que as ações de prevenção não devem ser focadas apenas em adoção de práticas preventivas individuais. Mudanças na organização do trabalho, com foco na sua intensidade e nas tarefas desenvolvidas pelos trabalhadores são fundamentais para a prevenção das LER/DORTs. 

Lembrem-se: Trabalho não deve causar dor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento do Programa de Formação de Vigilância em Saúde do Trabalhador acontecerá na próxima segunda (29/04)

Na próxima segunda-feira (29/04) acontecerá o lançamento do Programação de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador. O programa é frut...