A área técnica de Intoxicação Exógena divulga o informe nº02/2024 referente aos casos notificados de Intoxicações Exógenas relacionados ao uso de pomadas capilares.
O uso de cosméticos faz parte do cotidiano da população. Com a proximidade de datas festivas, como o natal e ano novo, é comum o aumento no uso de tais produtos. Habitualmente esses produtos são classificados como de baixo risco à saúde, mas eventualmente o uso pode acarretar importantes danos a saúde do usuário. Exemplo disso, são os casos de queixas e lesões oftalmológicas registrados a partir do uso de pomadas capilares, em Pernambuco e outros estados do Brasil.
Este informe tem por objetivo apresentar as informações epidemiológicas acerca das notificações de Intoxicações Exógenas relacionadas ao uso de pomadas capilares no Estado de Pernambuco. Nas Semanas Epidemiológicas (SE) 51 e 52 (2023) e 1 (2024) foram notificados 83 casos de Intoxicação Exógena relacionada ao uso de pomadas capilares.
A maior parte dessas notificações ocorreu em pessoas do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 39 anos de idade. Os casos foram notificados por Unidades de Saúde no Recife, Paulista e Ouricuri.
Para ter acesso ao conteúdo completo do informe, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário